Publicado em 03/03/2020 às 07:45, Atualizado em 03/03/2020 às 11:47

Chega a Mato Grosso do Sul uma das escadas de combate a incêndio mais modernas do mundo

Veículo com escada de 60 metros de combate a incêndio já está na Capital

Subsecretaria de Comunicação,
Cb image default
Imagem: Chico Ribeiro

Adquirido de uma empresa alemã para substituir a autoescada mecânica de 1970, o caminhão dos bombeiros equipado com uma escada de 60 metros de altura chegou a Capital de Mato Grosso do Sul. O veículo antigo estava sem condições de uso desde 2015.

Com o dobro da altura da escada anterior, a nova autoescada é a segunda maior do mundo e a maior da época em que o processo de compra internacional teve início, em 2018.

A nova autoescada mecânica de 1,5 milhão de euros foi adquirida por determinação do governador Reinaldo Azambuja, atendendo uma solicitação antiga da corporação.

“Era uma reivindicação antiga, feita para governos anteriores. É uma aquisição importante para Campo Grande porque é um equipamento que vai reforçar a capacidade de salvamento e combate a incêndio em alturas elevadas. Estamos melhorando a nossa capacidade de salvamento”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Joilson do Amaral.

Imagens: Chico Ribeiro

Além da compra internacional ser mais demorada, a vinda do equipamento sofreu atraso por causa da neve na Alemanha. Ela foi trazida de navio ao Brasil. A fabricante é a empresa alemã Magirus, a mesma do antigo veículo.

Dez bombeiros serão capacitados pelo fabricante para operar a escada e outros cinco para fazer a manutenção do equipamento. A autoescada mecânica deve entrar em funcionamento ainda neste mês.

Para o combate a incêndios, ela opera em conjunto com outro caminhão, com capacidade de 1.000 galões de água. Dois veículos com essa capacidade também foram adquiridos.