Buscar

Confira as respostas para cinco dúvidas comuns sobre o Enem 2018

Apesar de 5,5 milhões de estudantes – dos mais de 6,7 milhões de inscritos – já terem confirmado participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, muitos ainda têm dúvidas sobre os próximos passos antes das provas, marcadas para 4 e 11 de novembro. Confira as respostas para algumas delas:

Efetuei o pagamento em duplicidade. O que fazer?

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o participante deve entrar em contato com o Canal de Atendimento do órgão pelo número 0800 616161 e abrir uma solicitação para que a Comissão de Demandas analise o caso.

Como saber se minha inscrição deu certo?

A inscrição é confirmada após o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) e pode ser consultada na Página do Participante.

Onde vou fazer a prova?

Os locais de prova serão informados em outubro, no Cartão de Confirmação. Fique atento!

Posso ser atendido ou atendida pelo meu nome social?

Sim, você tem esse direito. Para isso, você deve enviar a solicitação até o dia 3 de junho pela Página do Participante. Devem ser anexados três documentos, nos formatos PDF, PNG ou JPG: fotografia atual nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria; cópia digitalizada da frente e do verso de um dos documentos de identificação oficial com foto e cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação. Depois, visualize e imprima o formulário.

Como posso usar minha nota no Enem?

Além de substituir o vestibular em diversas instituições federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a nota do Enem é utilizada nas inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), voltados para faculdades particulares. Para aqueles interessados em estudar fora do País, há ainda a possibilidade de concorrer a vagas em 32 universidades em Portugal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.