Buscar

Corpo de Bombeiros divulga orientações de primeiros socorros no trânsito

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Medidas que podem salvar vidas. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul divulga orientações para a população prestar primeiros socorros no trânsito, após o registro de acidentes com vítimas. Confira abaixo como agir nestas situações.

Depois de um acidente, o primeiro passo é sinalizar o local com o que tiver à mão (triângulo, arbustos), evitando assim, a ocorrência de outros acidentes, como colisões e atropelamentos, enquanto você estiver prestando socorro. Logo em seguida, ligue para a emergência e informe detalhes do ocorrido, como existência de vítimas, tipo do veículo e se há algum vazamento, por conta do risco de explosões e incêndios.

É preciso, ainda, ajudar a vítima a se manter consciente, por isso, converse com ela, faça perguntas, esse processo facilita o socorro profissional, mas se houver algum risco de explosão é preciso manter distância do local.

O que não fazer?

Em caso de acidente é preciso evitar a aglomeração de pessoas ao redor da vítima, uma vez que isso pode prejudicar o resgate e a recuperação do acidentado. Não encoste e nem movimente a vítima, pois ela pode não apresentar muitos ferimentos visíveis, mas talvez tenha algum problema interno que, com mínima movimentação, será agravado.

O único caso no qual é permitido encostar na vítima é se ela estiver com dificuldades para respirar, devido ao cinto de segurança. Solte-o, mas sem mover o corpo.

Em caso de perda de sangue, o aconselhável é realizar pressão direta no local do ferimento. A aplicação de torniquete deve ser realizada apenas por um socorrista treinado. Preocupe-se em deixar a vítima confortável, consciente e aguarde o resgate chegar.

Passo a passo

1 - sinalize o local;

2 - ligue para a emergência (telefone 193);

3 - ajude a manter a vítima consciente;

4 - evite aglomerações e não movimente o corpo da vítima.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.