Buscar

Cuidados com recém-nascidos em casa devem ser redobrados em época de pandemia

Cb image default
Divulgação

A pandemia do novo coronavírus transformou a vida de muitas famílias, ainda mais das que estavam à espera de um novo integrante. Este momento, da chegada do recém-nascido geralmente envolve toda a família. Os desafios tradicionais dos primeiros dias de vida do bebê e a recuperação do parto das mães são amenizados com uma rede de apoio geralmente formada pelo pai, avós e amigos.

Diante do crescente número de casos da COVID-19 no país e o decreto de medidas de segurança, os novos pais não têm a oportunidade de contar com a ajuda de muitas pessoas. A hora do nascimento passou a ser mais solitária para as mães, que com equipe de médicos reduzida e sem a permissão de visitas na maternidade, enfrenta as dores e angústias do pós-parto de forma muito diferente.

Mães diagnosticadas com o vírus sofrem uma instabilidade emocional ainda maior. Como não há evidências científicas quanto à possibilidade de transmissão do novo coronavírus ao feto por mulheres grávidas, protocolos médicos de atendimento aos recém-nascidos durante e após o parto são fundamentais. Em muitos hospitais, por precaução, o bebê é mantido em isolamento até que se descarte a possibilidade de ter sido infectado pelo vírus, ou seja, afastado da mãe.

Entretanto se não há risco de contaminação, mães e filhos ganham alta o mais breve possível. Em casa, os cuidados devem ser mantidos. O conselho dos médicos é evitar visitas ao bebê e manter a higiene da casa, dos pais e do recém-nascido em dia.

Para os pais é fundamental lavar muito bem as mãos antes de ter contato com o bebê, evitar saídas desnecessárias e quando sair, trocar de roupa e calçado imediatamente. Já aos recém-nascidos o principal cuidado de higiene é o banho. Neste, é indicada especial atenção à limpeza dos olhos, orelhas, região genital, umbigo e unhas. Os pais devem ocupar-se também das várias pregas do bebé, normalmente presente no pescoço, axilas, zona da virilha, atrás dos joelhos e atrás das orelhas.

Como neste período os pais não podem contar com a ajuda de muitas pessoas é fundamental escolher uma posição confortável para a hora do banho. Utilizar uma banheira com suporte pode facilitar muito, já que eleva o bebê na altura ideal, trazendo mais conforto para o momento.

Apesar de ser indicado para os adultos, o álcool em gel não deve fazer parte dos momentos de higiene dos recém-nascidos. Como os pequenos possuem uma pele muito sensível o produto pode causar queimaduras. Nas trocas, é aconselhável usar um pano de algodão úmido.

Assim como para os adultos, é fundamental manter as roupas dos pequenos sempre em dia. Ao voltar de uma consulta médica, por exemplo, deve-se dar banho e fazer uma troca imediatamente. Quanto aos cuidados com as mãos dos recém-nascidos, é aconselhado manter as unhas curtas e limpas. Para cortar as unhas use uma tesoura própria e limpe as mãos com frequência usando uma toalha de algodão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.