Buscar

Em clima de tranquilidade, presídios do MS recebem 4,1 mil visitantes no Dia das Mães

Durante o fim de semana em que foi celebrado o Dia das Mães, a Agência Estadual de Administração Sistema Penitenciário (Agepen) registrou a entrada de 4.110 visitantes adultos nos 26 presídios de regime fechado do Estado. Em algumas unidades foi realizada também a visitação de menores, conforme cronograma e rotina preestabelecidos de cada local, total que não está computado no levantamento.

Somente em Campo Grande, onde se concentra o maior número de presos no Estado, os cinco presídios de regime fechado receberam juntos 1.726 visitantes adultos, entre o sábado e no domingo, já que em alguns estabelecimentos prisionais a visita é dividida em dois dias.

A segurança e a visitação tranquila foram garantidas pela agência penitenciária com um esquema de reforço de servidores nas principais unidades, com a convocação de agentes penitenciários para cumprimento de hora extra e também de alguns que realizam expediente, conforme o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia. “Em Campo Grande, por exemplo, chamamos inclusive os servidores que trabalham na Sede Administrativa”, informou.

Segundo Stropa, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública também reforçou o número de policiais nas muralhas e guaritas e um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal foi usado para o monitoramento aéreo do Complexo Penitenciário de Campo Grande.

Conforme o levantamento realizado, o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (Penitenciária de Segurança Máxima) foi o presídio que mais registrou a entrada de visitantes, com 705 adultos; no local também houve visitação de menores, não computados nesse total. Em segundo ficou a Penitenciária Estadual de Dourados, com 593 visitantes, seguida pelo Instituto Penal de Campo Grande, com 507.

Em Três Lagoas, as duas unidades fechadas tiveram 270 visitantes, sendo 233 na penitenciária masculina e 37 no estabelecimento feminino, onde também foi realizada a entrada de menores.Nos presídios de Corumbá, foram 289 visitantes, sendo 246 no masculino e 43 na unidade destinada às mulheres.Já em Ponta Porã, o final de semana do Dia das Mães registrou 251 visitantes adultos nos estabelecimentos prisionais, dos quais 60 no feminino e 191 no masculino.

Também houve visitação em presídios de regime fechado de Aquidauana, Amambai, Bataguassu, Coxim, Cassilândia, Dois Irmãos do Buriti, Jardim, Jateí, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.