Buscar

Em Ivinhema, Sicredi Centro-Sul MS inaugura usina solar fotovoltaica para gerar energia para as 43 agências

O parque solar conta com a parceira do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul e está instalado no Parque de Exposições Lydia Calabretta Massi em Ivinhema

Cb image default
Imagens: Acácio Gomes

Comprometida com o Pacto Global proposto pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Sicredi Centro-Sul MS acredita que sustentabilidade é a gestão do negócio com foco na ampliação do impacto positivo econômico, social e ambiental, reduzindo os impactos adversos e gerando valor para os associados e a comunidade em que está inserida -- A GALERIA COM TODAS AS FOTOS DO EVENTO ESTÁ DISPONÍVEL CLICANDO AQUI.

E, com este propósito de construir uma sociedade mais próspera, que a Sicredi Centro-Sul MS inaugurou, na sexta-feira, dia 4, a usina solar fotovoltaica com potência para gerar 1,2 MWp (Megawatts-pico) de energia, tornando-se autossuficiente na geração da própria energia e abastecendo todas as 43 agências de atendimento e a Sede Administrativa da Cooperativa.

Por ano, o parque solar terá capacidade para gerar mais de 1.800 mWh (megawatts-hora) de energia, o que é suficiente para abastecer, por exemplo, mais de 420 residências com consumo médio de 350 kilowatts/mês, por um ano.

São mais de 2.600 painéis fotovoltaicos em funcionamento para produção de energia limpa, que reduzirá a emissão de cerca de 91 toneladas de CO² (dióxido de carbono) por ano, o que equivale a compensação de 254 árvores.

>> CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA COM TODAS AS FOTOS DO EVENTO

O presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, afirma que esta iniciativa reforça o compromisso com a comunidade e com o meio ambiente. “Este projeto mostra que colocamos cada vez mais os objetivos econômicos, sociais e ambientais em equilíbrio, promovendo a prosperidade para os nossos associados, para a comunidade e para o nosso planeta”.

Parceria

As placas solares serão instaladas nas dependências do Parque de Exposições Lydia Calabretta Massi, no município de Ivinhema, espaço de posse e administração do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, que é parceiro desse projeto.

O Sindicato Rural fez uma concessão de área total de 20 mil m², para a Sicredi Centro-Sul MS, onde está instalada a usina solar fotovoltaica. Em contrapartida, o Sindicato Rural irá receber uma usina de 40,5 kWp (Quilowatts-pico) de energia, que abastecerá as estruturas do Sindicato e que se tornará autossustentável e uma referência em utilização de energia limpa, além da redução dos custos, como ressaltou o presidente do Sindicato Rural, Milton Wanderley Capucci.

Investimento

O parque solar fotovoltaico traz também o benefício econômico, uma vez que reduz os custos com energia. O valor total do investimento foi de R$ 5 milhões e a previsão é que a Sicredi Centro-Sul MS tenha o retorno deste investimento em um período de 4 anos e 5 meses.

Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS

A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 38 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (6), Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina. Atualmente, são mais de 107 mil associados atendidos pela Cooperativa. (Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais).

PUBLICIDADE

Cb image default
Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.