Buscar

Estão em vigor novas regras para sepultamentos em MS

Medidas referem-se ao manejo do cadáver nos casos de óbitos de pessoas com infecção suspeita ou confirmada pelo novo coronavírus

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Já estão em vigor as novas regras para sepultamento durante o período de enfrentamento ao coronavírus. A Resolução com as medidas foi divulgada na edição extra do Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira (16), e elas referem-se ao manejo do cadáver nos casos de óbitos de pessoas com infecção suspeita ou confirmada pelo novo coronavírus.

Enquanto perdurar a situação de emergência, os corpos devem ser enviados da unidade da saúde para o serviço funerário em um prazo máximo de duas horas. Com esse curto período de tempo é possível evitar a contaminação.

Além disso, os serviços funerários devem funcionar de domingo a domingo, 24 horas, e se o óbito ocorrer fora do horário de funcionamento do cemitério, é responsabilidade da funerária guardar o corpo até o dia subsequente. As regras devem ser adotadas em relação a exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver.

Quando possível, a embalagem do corpo deve seguir três camadas: enrolar o corpo com lençóis; colocar o corpo em saco impermeável próprio e, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), quando possível,  colocar o corpo em um segundo saco com adição de álcool a 70%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.