Domingo, 15 de Dezembro de 2019
Buscar

Exame Nacional do Ensino Médio termina com menor índice de abstenção

Em 2019, dos 5,1 milhões de inscritos, 3,7 milhões fizeram a prova

Imagem: Fernando Frazão / Agência Brasil

Cb image default

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (10), registrou abstenção de 27,19%. O índice é o menor da história para um segundo dia de Enem, superando o de 2015 que foi de 27,33.

Os estudantes realizaram as provas de ciências da natureza e matemática. A avaliação foi aplicada em 10.133 locais de 1.727 municípios. O exame teve 30 minutos a menos de duração em relação ao primeiro dia de provas, quando os estudantes fizeram a redação. Os portões dos locais de prova foram abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. A aplicação foi encerrada às 18h30.

Ao fazer um balanço do Enem 2019, no início da noite, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o exame ocorreu de forma exemplar. “Esse foi o melhor Enem da história do Brasil em termos de execução, logística, quantidade de problemas, participação das pessoas inscritas e a qualidade das provas”, avaliou.

Para o ministro, a aplicação de uma prova dessa dimensão em um país tão extenso como o Brasil mostra a capacidade do povo brasileiro. “Ao final de passar por todo esse processo fico com mais esperança e mais confiança no Brasil”, afirmou Weintraub.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, também destacou como positiva a edição de 2019. “A menor ausência para um segundo dia mostra o sucesso, que os participantes realmente se envolveram”, disse.

Em 2019, dos 5,1 milhões de inscritos, 3,7 milhões fizeram a prova. No total, 371 pessoas foram eliminadas por descumprirem as regras previstas no edital. Nos dois dias de aplicação das provas, 747 candidatos foram eliminados, de acordo com dados preliminares do Ministério da Educação

O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro. Com a nota do Enem, os estudantes podem concorrer a vagas de graduação em universidades públicas e privadas. É possível também conseguir financiamento estudantil, participar de programas como Sisu e o Prouni e ainda ingressar em cursos de 42 instituições de Portugal, pelo Enem Portugal.

Primeira fase

No dia 03 de novembro, primeiro dia de Enem, 3,9 milhões dos 5,1 milhões de inscritos fizeram provas de linguagens, ciências humanas e redação. A abstenção foi de 23%, a menor já registrada quando comparada aos primeiros dias de outras edições.

O tema da redação foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Na primeira fase, 376 candidatos foram eliminados por descumprirem as regras previstas no edital.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.