Publicado em 14/11/2021 às 06:26, Atualizado em 14/11/2021 às 10:30

IFMS abre inscrições para vagas em cursos de línguas em Nova Andradina e mais nove municípios

IFMS,
Cb image default
Imagem: IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas no processo seletivo para os cursos do Centro de Idiomas (Cenid), com ingresso no primeiro semestre letivo de 2022.

São ofertadas 729 vagas para Espanhol, Inglês e Libras, em diversos níveis, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

As vagas são distribuídas entre estudantes e servidores do IFMS, e público em geral. Há vagas para turmas iniciantes (Nível I) e turmas em andamento, para as quais será necessária a realização de prova de nivelamento.

O edital com todas as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS. Os cursos ofertados, número de vagas e horário das aulas podem ser consultados no anexo II do edital.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção até 3 de dezembro.

O candidato que não tem acesso à internet pode requerer ao IFMS a disponibilização de um computador para realizar ele próprio a inscrição no campus. O agendamento para esse atendimento presencial deve ser feito por telefone, de acordo com os contatos disponibilizados no anexo III do edital de abertura do processo seletivo.

Caso o candidato não possua conhecimento algum da língua ofertada, deve se inscrever na turma Básico - Nível I.

Nivelamento - Os candidatos para vagas nas turmas em andamento deverão fazer a prova de nivelamento, que avalia o conhecimento prévio no idioma.

A previsão é que a convocação para a prova seja feita no dia 7 de dezembro. A aplicação do teste, que será online, será realizada entre os dias 9 e 17 do mesmo mês. O resultado será publicado no dia 22.

Cronograma - No dia 4 de janeiro de 2022 será realizado o sorteio dos candidatos inscritos para as vagas disponíveis.

O resultado preliminar, com a classificação de todos os candidatos, será divulgado no dia 6. A classificação final e a primeira chamada estão previstas para o dia 11 de janeiro.

A previsão é que as aulas tenham início no dia 7 de fevereiro.

Cursos - O Centro de Idiomas oferta cursos gratuitos que buscam fomentar o processo de internacionalização no IFMS, conduzindo o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional.

O certificado tem validade nacional e certifica o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.

Mais informações estão disponíveis na página do cursos de Idiomas do IFMS.