Publicado em 30/12/2020 às 18:02, Atualizado em 30/12/2020 às 22:05

IFMS abre matrículas para cursos livres a distância na sexta-feira (01)

São seis opções de cursos gratuitos com cargas horárias que variam de 30 a 60 horas. Qualquer pessoa interessada pode fazer a matrícula

IFMS,
Cb image default
Imagem: Divulgação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia nesta sexta-feira, 1º, o novo ciclo de matrículas para cursos livres gratuitos oferecidos a distância e sem tutoria. Os cursos podem ser feitos por qualquer pessoa interessada.

São oferecidas seis opções de cursos, com cargas horárias que variam de 30 a 60 horas:

Conhecendo o IFMS (30 horas);

Comunicação Eficaz para Vendas (30 horas);

Formação Pedagógica para EAD (50 horas);

Francês Básico (30 horas);

Moodle Básico para Educadores (30 horas);

Videoaula - Da Concepção à Postagem (60 horas).

Os cursos serão ofertados em dois ciclos, sendo que o primeiro será realizado entre janeiro e junho de 2021 e o segundo estará compreendido entre julho e dezembro do ano que vem. O interessado escolhe o ciclo em que pretende fazer o curso, sendo que é possível se matricular em mais de uma opção por ciclo.

Acesso - Os cursos, desenvolvidos pelo Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), ficam disponíveis na plataforma de cursos livres do IFMS.

Se a pessoa interessada já tiver cadastro, basta fazer o login e se matricular. Caso contrário, é necessário criar uma conta e, após o recebimento do e-mail de confirmação, efetuar a matrícula.

Uma vez matriculado, o participante tem acesso a conteúdos como vídeos, slides, textos, jogos, atividades e avaliações. Ao final do curso, o próprio estudante gera o certificado na plataforma do IFMS.

Em caso de dúvida na hora de fazer a matrícula ou no decorrer do curso, o contato deve ser feito pelo e-mail cread@ifms.edu.br.

Curso reformulado - Para a oferta em 2021, o curso Moodle Básico para Educadores, voltado a profissionais que atuam na educação a distância e pessoas interessadas no tema, passou por uma reformulação.

O diretor do Cread, Márcio Amorim, explica que essa medida foi adotada porque o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Moodle do IFMS), onde são oferecidos os cursos a distância e onde os estudantes de cursos presenciais têm feito as atividades remotamente desde o início da pandemia, passará por uma atualização.

"A partir de março, o Moodle do IFMS ficará mais responsivo, intuitivo e adaptável a dispositivos móveis, e tal atualização deverá impactar na utilização da plataforma pelos estudantes e docentes. Dessa forma, o Cread em parceria com a Dirti [Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação] desenvolveu um novo curso de Moodle Básico para Educadores, incluindo as novas formas de edição dos cursos", detalha.

O conteúdo do novo curso inclui introdução ao Moodle; as ferramentas de interação; acrescentando recursos; ativando autoinscrição de estudantes; e como utilizar um banco de questões.