Buscar

IFMS divulga primeira chamada para cursos de graduação

Cb image default
Imagem: Divulgação / IFMS

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira, 16, os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cursos de graduação em todo o país. No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), foram 936 selecionados para as mil vagas ofertadas.

A relação dos aprovados em primeira chamada para os 16 cursos do IFMS está disponível no site do Sisu. De acordo com o cronograma da instituição, a primeira chamada foi publicada também na Central de Seleção neste sábado, 17.

Também neste sábado teve início o período de matrícula dos convocados. O prazo vai até sexta-feira, 23. A matrícula deve ser feita exclusivamente on-line, por meio do Sistema de Matrículas.

São necessários os seguintes documentos digitalizados:

requerimento de matrícula devidamente preenchido e assinado pelo candidato, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato;

carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto ;

documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;

uma foto 3x4 recente;

comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico;

certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para candidatos da ampla concorrência;

histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para candidatos cotistas;

documentos comprobatórios, conforme Anexo I, para beneficiários de cota com renda menor ou igual a um salário-mínimo e meia per capita;

comprovante de endereço, ou declaração de residência, para os beneficiários da cota local – bônus;

formulário para Entrega de Laudo Médico para aqueles que optaram por concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência.

Conforme edital, as instruções detalhadas para a matrícula serão publicadas junto à convocação na Central de Seleção.

Heteroidentificação – A convocação para banca de heteroidentificação dos candidatos que se autodeclararam pretos e pardos será feita também no sábado, 17. A verificação será on-line nos dias 19 e 20 de abril.

Os convocados deverão apresentar os seguintes documentos:

autodeclaração de preto e pardo, preenchida e assinada, disponível na Central de Seleção;

fotografia frontal, tirada a um metro e meio de distância do candidato, que deve estar sentado com as mãos abertas sobre os joelhos, sem maquiagem, óculos escuros, chapéu, boné ou gorro, ou ainda filtros de edição. O ambiente precisa estar bem iluminado e com o fundo branco. A foto deve ser salva no formato JPEG.

O envio da documentação deverá ser feita por meio do Sistema de Matrículas do IFMS. Neste caso também, as instruções detalhadas estão previstas para serem publicadas junto com a convocação.

Já os candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para a pessoa indígena deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento indígena – Rani; certidão de nascimento indígena ou declaração de pertencimento à etnia assinada por uma liderança indígena da respectiva etnia.

Os documentos poderão ser enviados pelo e-mail selecao.graduacao@ifms.edu.br, com o assunto “Verificação de Autodeclaração.

As dúvidas sobre o processo seletivo devem ser encaminhadas para o mesmo endereço eletrônico.

Os inscritos que não têm acesso à internet, ou que tenham dificuldades no uso dos sistemas, poderão fazer o agendamento para atendimento presencial nos telefones disponibilizados no Anexo IX do edital de abertura do processo seletivo.

A previsão é que a classificação, após verificação de heteroidentificação, seja publicada no dia 21.

Cronograma – Os candidatos que não foram convocados na primeira chamada podem se inscrever até sexta-feira, 23, para lista de espera no site do Sisu.

Com base nesta lista, o IFMS irá divulgar no dia 28 de abril, na Central de Seleção, a segunda chamada para os cursos em que houver vaga disponível.

A solicitação de matrículas e manifestação de interesse nas vagas desta nova chamada deverão ser feitas entre os dias 29 de abril e 25 de maio.

Ainda em maio, no dia 28, está prevista a publicação de um edital com as vagas remanescentes do Sisu.

A previsão é que as aulas comecem no dia 4 de agosto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.