Buscar

IFMS recebe até domingo (28) inscrições em cursos técnicos Proeja e subsequente

Cb image default
Imagem: Divulgação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) segue com inscrições abertas para cursos técnicos – integrados na Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e subsequentes – até domingo, 28. São 360 vagas em seis campi da instituição.

Por meio do edital n° 076/2021 são ofertadas 200 vagas para os cursos de Administração (Dourados e Três Lagoas) e Manutenção e Suporte em Informática (Corumbá e Naviraí).

Para participar é necessário ter pelo menos 18 anos e ensino fundamental completo até a data da matrícula. No ensino Proeja, o estudante cursa o ensino médio e a formação técnica escolhida de maneira simultânea e integrada.

Já no edital n° 075/2021 são oferecidas 160 vagas para os cursos de Agricultura (Naviraí e Ponta Porã), Marketing (Dourados) e Zootecnia (Nova Andradina).

Os interessados devem ter o ensino médio completo até a data da matrícula. No ensino subsequente, o aluno cursa a formação técnica na área escolhida.

Inscrições – Devem ser realizadas por meio da Página do Candidato. Caso o interessado nunca tenha participado de processo seletivo no IFMS, ele deverá fazer o cadastro prévio no sistema.

Metade das vagas é reservada a estudantes que cursaram todo o ensino fundamental (Proeja) ou médio (subsequente) em escolas públicas. Desse percentual, 50% se destina a candidatos com renda familiar bruta per capita de até um salário-mínimo e meio.

Também há cotas para candidatos pretos, pardos, indígenas, e para pessoas com deficiência. A opção pelas ações afirmativas deve ser informada no ato da inscrição e comprovada na matrícula.

Seleção – Será feita por sorteio eletrônico, no dia 03 de dezembro. O ingresso ocorrerá no primeiro semestre do 2022, com aulas presenciais.

A previsão é de que o início das atividades letivas aconteça em 07 de fevereiro. Ambas modalidades de ensino permitem o exercício profissional na área escolhida ao término do curso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.