Buscar

Igreja Católica: Quarta-Feira de Cinzas marca início na Quaresma e o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024

Cb image default
Imagem: Arquivo / Canva

Nesta Quarta-Feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro, teve início para os cristãos católicos a Quaresma, período de aproximadamente 40 dias que antecede a Páscoa, que é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo e, no tempo quaresmal, acontece também a Campanha da Fraternidade (CF), realizada desde 1964 e que propõe reflexão e ação com relação a temas específicos, sendo que, para 2024, foi escolhida a questão da amizade social.

Quarta-Feira de Cinzas

Sobre a Quarta-Feira de Cinzas, que, como já informado, marca o início da Quaresma, vale destacar que o sentido da celebração é uma imersão na espiritualidade da preparação para a Páscoa.

As cinzas nos lembram que somos pó e que necessitamos da misericórdia de Deus. Já no antigo testamento vemos relatos de pessoas de fé que, quando necessitavam de reconciliação com o Senhor, se colocavam sobre cinzas e se vestiam de roupas feitas de sacos, como uma forma de abrir mão do seu ego, de seu espírito de grandeza, e de se colocar verdadeiramente à disposição para receber o perdão do Pai.

Em todas as paróquias de Nova Andradina ocorreram a Missa de Cinzas nesta quarta-feira (14), sendo que, as demais programações alusivas à Quaresma podem ser conferidas nas redes sociais das respectivas comunidades: @santuarionovaandradina; @paroquiasaovicentena; @paroquiasaojose.na. No caso de Batayporã, é possível acompanhar no perfil @paroquiadebataypora.

Quaresma

A respeito da Quaresma, podemos entendê-la como uma oportunidade de voltar para Deus e, neste sentido, a Igreja convida de forma mais intensa ao jejum, à oração e à esmola.

É óbvio que não devemos praticar essas virtudes apenas na Quaresma, mas o chamado é para que a gente olhe para a cruz de Cristo com mais amor e que participemos dos sofrimentos do Senhor para podermos participar também de sua ressurreição.

Não se pode esquecer também do sacramento da Confissão, pois, Jesus confiou à Igreja a autoridade de perdoar os pecados em seu nome e, dito isso, a Confissão é vista como um ato de humildade, um mergulho na misericórdia, pois, quando pecamos, viramos as costas para Deus e para a Igreja, portanto, quando estamos arrependidos, devemos nos apresentar à Igreja para receber o perdão do Senhor através dela.

Em todas as paróquias e comunidades são organizados mutirões e dias especiais dedicados à Confissão. As programações também são divulgadas de forma independente pelas suas Pastorais da Comunicação.

Campanha da Fraternidade 2024*

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente a Campanha da Fraternidade 2024 com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), nesta Quarta-Feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro, na sede da entidade, em Brasília (DF). Uma missa foi presidida pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, na Capela Nossa Senhora Aparecida, às 9h, e em seguida, às 10h, aconteceu a cerimônia de abertura no Auditório Dom Helder Câmara.

Cb image default
Imagem: Divulgação / CNBB

Em comunhão com a Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, inspirada pela vida de São Francisco de Assis, a Campanha da Fraternidade 2024 busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: primeiro, incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; segundo, impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família e, terceiro, a agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.

A cerimônia de lançamento contou com a participação de dom Ricardo Hoepers e do secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, que falaram sobre a importante marca dos 60 anos da Campanha em âmbito nacional e também sobre a escolha e importância da temática de 2024. Na oportunidade, também foi apresentado um vídeo com a mensagem do Papa Francisco para a Campanha desse ano. A iniciativa foi transmitida, ao vivo, por emissoras de televisão de inspiração católica (Rede Vida, TVs Bom Jesus, Canção Nova Plus, Evangelizar, Imaculada, Pai Eterno, Século 21 e Nazaré) e redes sociais da CNBB (@cnbbnacional). (*As informações sobre a CF-2024 são da CNBB). 

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.