Publicado em 28/02/2022 às 09:34, Atualizado em 28/02/2022 às 21:39

Igreja Católica: Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma e o lançamento da Campanha da Fraternidade 2022

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação

A Quarta-feira de Cinzas, celebrada pela Igreja Católica neste dia 02 de março, marca o início da Quaresma, que é o período de aproximadamente 40 dias em preparação para a Páscoa, dia 17 de abril.

Durante a época quaresmal ocorre também anualmente a Campanha da Fraternidade (CF), que, este ano, tem como tema “Fraternidade e Educação” e como lema “Fala com Sabedoria, Ensina com Amor” em alusão ao texto bíblico de Provérbios 31,26.

Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja, e, como já informado, marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus.

Segundo a Igreja, as cinzas bentas colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.

A intenção desse sacramental é nos levar ao arrependimento dos pecados, é fazer com que os fiéis se lembrem que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui, pois, para os cristãos, a morada definitiva é o céu.

Horários das missas em Nova Andradina e Batayporã

Em Nova Andradina, as missas nesta Quarta-feira de Cinzas (02) ocorrem às 07h no Santuário; às 18h nas comunidades Santa Terezinha e Nossa Senhora das Graças; às 18h30 no Santuário e nas comunidades São José e São Vicente de Paulo; às 19h30 nas comunidades São Pedro e Nossa Senhora de Fátima, no Bairro União.

Já em Batayporã, as missas da Quarta-feira de Cinzas serão celebradas na Igreja Matriz, às 08h e às 19h.

Campanha da Fraternidade 2022 (CF-2022)

A CF-2022, que, como já dito, tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, trata-se, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.

“Ao longo da caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para busca os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, convida a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para saber mais sobre a CF-2022 clique aqui.

PGlmcmFtZSBpZD0iX25hd2RkemhseCIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9aV1g3SWFkM2ZHQT9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

Vídeo: CNBB

Objetivo geral

A CF-2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

Objetivos Específicos

1. Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia.

2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação.

3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.

4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.

5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.

6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.

7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres. (Com informações da Canção Nova e da CNBB).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!