Publicado em 14/02/2022 às 18:08, Atualizado em 14/02/2022 às 22:11

Mais de 89 mil crianças entre 5 e 11 anos já foram vacinadas contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul

Rodson Lima, SES-MS
Cb image default
Imagem: Reprodução / Portal do Governo de MS

A Campanha Estadual de Imunização Infantil Contra a Covid-19 acontece desde o dia 19 de janeiro de 2022. Em Mato Grosso do Sul já foram vacinadas 89.253 crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades e indígenas, com a primeira dose com os imunizantes Pfizer pediátrica ou CoronaVac, o que corresponde a 29,65% da estimativa do público existente no Estado de 301.026 mil crianças.

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou nesta segunda-feira (14), o balanço da vacinação em crianças de 5 a 11 anos de idade, que ocorreu de 7 a 9 de fevereiro, além do Dia D de Vacinação Infantil ocorrida no último dia 11 de fevereiro. Alguns municípios, continuaram com a campanha no final de semana (12) e (13) de fevereiro. Assim, durante o período, a SES registrou a vacinação de 20.471 crianças de 5 a 11 anos de idade nos 79 municípios do Estado. O Dia D de Vacinação Infantil – bateu recorde de imunização em um único dia – com 7.855 doses aplicadas em Mato Grosso do Sul.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, as campanhas de vacinação infantil em parceria com os municípios têm sido de extrema importância para o Estado. “Nós sabemos que as vacinas salvam vidas e protegem as nossas crianças. A campanha vem trazendo resultados satisfatórios, mas nós precisamos que os municípios continuem fazendo a busca ativa e intensifiquem as campanhas de vacinação. Queremos garantir que nossas crianças estejam protegidas e imunizadas contra as variantes da Covid-19 em nosso Estado”.

Segundo o assessor militar na SES, Coronel Marcello Fraiha, coordenador da Campanha em MS, as campanhas de vacinação, principalmente, a infantil, tem um papel fundamental para a sociedade, uma vez, que esclarece aos pais ou responsáveis, todas as dúvidas em relação a vacinação.

“Ressaltamos que todas as vacinas são seguras, os pais ou responsáveis não precisam ficar com receio de vacinarem as crianças. Por recomendação da SES e do Ministério da Saúde, a vacinação do público de 5 a 11 anos, ocorre em locais distintos – separados dos demais públicos – definidos pelos municípios, locais seguros para que as crianças possam receber as doses de vacina”, pontua Fraiha.

A diretora de Vigilância em Saúde, da SES, Larissa Castilho, lembra que a população precisa manter os cuidados de biossegurança. “Não podemos esquecer que a maioria dos casos que temos em nosso Estado é da variante Ômicron – mais transmissível, então, pedimos a população para que continuem seguindo todas as recomendações, como higienizando as mãos, evitar aglomerações, manter o distanciamento físico, e principalmente, usar a máscara. Não deixem de usar a máscara, pois ela protege de eventuais contaminações. E se não tomou quaisquer das doses de vacina contra a Covid-19, vacine-se”!

DIA D

A realização do DIA D de Vacinação Infantil foi uma ação promovida pelo Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Saúde (SES) e de Educação (SED), e contou com a parceria das secretarias municipais de Educação e Saúde, Conselho de Secretários de Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS/MS), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, bem como, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de MS (Sintrae/MS). A campanha teve como objetivo vacinar as crianças para que possam ter um ano letivo seguro em 2022.