Publicado em 09/07/2022 às 08:12, Atualizado em 09/07/2022 às 12:14

Mato Grosso do Sul tem 490 mil doses de vacina contra Influenza disponíveis

Paulo Fernandes, Subcom
Cb image default
Imagem: Divulgação

Em um período de grande circulação viral, 490.286 doses de vacina contra Influenza continuam disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A informação é da coordenadora de Vigilância Epidemiológica e gerente técnica de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ana Paula Rezende Goldfinger.

O Ministério da Saúde entregou 1.068.980 doses para um público alvo de 1.048.221 indivíduos no Estado, mas apenas 578.694 foram aplicadas até o momento, como consequência da baixa procura da população.

Enquanto sobram vacinas, 93 pessoas morreram neste ano e 340 pessoas foram internadas por conta da doença em Mato Grosso do Sul, segundo a gerente de Influenza e doenças respiratórias da SES, Lívia de Mello Almeida Maziero.

“O grande risco é o óbito. Já neste ano 93 pessoas morreram em Mato Grosso do Sul em decorrência da Influenza e tivemos 340 casos graves, de pessoas que precisaram ser internadas por causa da doença. Este é um período sazonal de vírus respiratório. Durante dois anos tivemos o predomínio da circulação da Covid-19, agora temos também a Influenza e vários vírus respiratórios circulando. Como tem vacina para Covid-19 e Influenza, a forma de prevenção é essa, além do distanciamento social, uso de máscara e álcool”, disse Lívia.

Em Mato Grosso do Sul, a cobertura vacinal do grupo prioritário - composto por crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos (60 anos ou mais de idade entre os trabalhadores de saúde, indígenas e não indígenas) e professores - chegou a 56,7% com a aplicação de 404.292 doses em um universo de 783.242 pessoas.

Já entre adolescentes, caminhoneiros, pessoas com comorbidades, integrantes das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, funcionário do Sistema de Privação de Liberdade, pessoas com deficiência permanente, detentos e trabalhadores de transporte e portuários o índice ficou em 25,9%.

No fim de junho, a imunização foi aberta para todos os grupos a partir de seis meses em Campo Grande. A vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra três dos vírus: H1N1, H2N3 e Influenza B.