Publicado em 23/11/2021 às 17:55, Atualizado em 23/11/2021 às 21:58

MS chega a 99% da população adulta vacinada ao menos com a primeira dose

Leonardo Rocha, Subcom
Cb image default
Imagem: Edemir Rodrigues / Arquivo

Um dos destaques na imunização nacional, Mato Grosso do Sul já chegou a 99% da população adulta vacinada ao menos com a primeira dose. Já em relação a quem recebeu a segunda dose ou dose única neste grupo o percentual chega a 88%. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) busca aumentar a aplicação da dose de reforço aos idosos e demais grupos.

Desde o começo da vacinação, o Estado segue nas primeiras colocações do ranking nacional na aplicação da primeira e segunda dose. Um dos motivos é a logística eficiente do Governo do Estado, que distribui os imunizantes em menos de 12 horas aos 79 municípios, assim como a parceria com as prefeituras, que são as responsáveis pela aplicação das vacinas.

Se levar em conta a população geral do Estado, a primeira dose já chegou a 80% do público, e a imunização completa (segunda dose ou dose única) a 70%. Ao todo já foram aplicadas 4,3 milhões de doses no Estado, desde que começou a imunização em janeiro deste ano.

Segundo os especialistas a ampliação da vacinação no Estado possibilitou a redução dos casos e mortes por Covid-19 em Mato Grosso do Sul, que está em queda desde julho deste ano, tanto que este cenário permitiu a diminuição das restrições, entre elas a volta dos eventos e fim do toque de recolher.

Preocupação

Apesar do destaque nacional na vacinação, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, demostrou preocupação em relação a dose de reforço aos idosos, que ainda está em 53% do público estimado, assim como do restante da população.

“Aos idosos para dose de reforço não chegamos a 55% ainda, ou eles não estão procurando as unidades de saúde ou seus filhos não querem preservar suas vidas. Ao não levar o familiar está contribuindo para colocar a vida deste idoso em risco. Importante a gente chegar a no mínimo 90% deste grupo”, disse o secretário.

Ele ainda reforçou que a dose de reforço já chegou aos menores de 60 anos e que a procura está baixa pela população. Já em relação aos jovens de 12 a 17 anos, lembrou que já chegou a 79% na primeira dose e 49% na segunda (dose). “Importante que siga aumentando, até porque eles já retornaram com a atividade escolar”.

O secretário também alertou a população sobre o fato da pandemia não ter terminado. “Temos que fazer a nossa parte que é procurar a vacina, já que muitos países da Europa como Alemanha, Rússia e Bélgica já estão convivendo com uma nova onda e não queremos que ocorra por aqui”.