Buscar

Obama: NSA deixará de coletar dados telefônicos nos EUA

O presidente Barack Obama afirmou nesta quinta-feira que seu governo vai acabar com a coleta e armazenamento de dados de ligações telefônicas nos Estados Unidos por parte da Agência Nacional de Segurança (NSA), e ficarão apenas nas mãos das operadoras.

"Depois de ter estudado com atenção as opções disponíveis, decidi que a melhor maneira é que Estado não colete mais, nem armazene esses dados", assinalou o presidente em um comunicado, reiterando um anúncio preliminar realizado no início da semana. "Os dados deverão permanecer nas mãos das operadoras telefônicas", acrescentou.

Na última terça-feira, 25, a imprensa americana informou que o governo do país estava preparando um projeto de lei para acabar com a polêmica vigilância das comunicações telefônicas realizada pela NSA. O projeto buscaria estender - por mais 90 dias - o período de autorização para o atual programa de vigilância e também incluiria um papel judicial para determinar se há um nível de suspeita necessário para justificar o monitoramento telefônico.

O vazamento de informações por parte do ex-analista de Inteligência Edward Snowden sobre a espionagem das comunicações realizada pela NSA gerou indignação em todo o planeta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.