Publicado em 31/01/2014 às 11:06, Atualizado em 26/04/2017 às 08:13

Papa diz que crianças devem ser protegidas na Igreja

, Uol

O papa Francisco afirmou nesta sexta-feira (31) que as "crianças devem sempre ser protegidas", em declaração vista por vaticanistas com referência às denúncias de pedofilia dentro da Igreja Católica.

"Pensem no bem das crianças e dos jovens que, na comunidade cristã, devem ser sempre protegidos", afirmou Francisco em uma sessão plenária no Vaticano. O Papa também informou que o Vaticano está "estudando a possibilidade de ligar os dicastérios à comissão proteção das crianças" instituída pelo próprio Pontífice.

"Gostaria que isso servisse de exemplo", ressaltou. Em dezembro, Francisco pediu apoio dos bispos para combater casos de abusos sexuais. Ele recomendou que os religiosos "continuem apoiando" as vítimas de pedofilia em seus "dolorosos caminhos de superação".

Há cerca de duas semanas, o Vaticano também teve que prestar esclarecimentos ao Comitê das Nações Unidas sobre o Direito das Crianças. O Vaticano já recebeu dezenas de denúncias de pedofilia em todo o mundo. Uma das punições aplicadas pela Santa Sé é afastar os sacerdotes envolvidos nos casos e realizar uma investigação interna.