Buscar

Polícia Militar Ambiental realiza Operação Tiradentes até segunda-feira (25)

A Polícia Militar Ambiental (PMA) realiza, a partir desta quarta-feira (20) até às 08h de segunda-feira (25), a Operação Tiradentes, contando com 310 homens. Devido ao feriado prolongado, em que o número de pescadores de fora e do Estado aumenta significativamente nos rios, a fiscalização estará presente no intuito de prevenir a pesca predatória, porém, todos os crimes ambientais terão atenção especial.

Três equipes da sede (Campo Grande) estarão itinerantes, em áreas mais críticas, fiscalizando todos os tipos de crimes e infrações ambientais e duas equipes reforçam Subunidades do interior. Os Comandantes das 25 Subunidades da Polícia Militar Ambiental estarão intensificando a fiscalização em suas respectivas áreas.

Serão desenvolvidas também barreiras e combate ao desmatamento e carvoarias irregulares, extração e transporte de madeira e carvão ilegais e outros crimes contra a flora; combate à caça, tráfico de animais e outros crimes contra a fauna; transporte de produtos perigosos e outros crimes ambientais. Serão ainda desenvolvidos trabalhos especiais preventivos aos crimes contra a flora e fauna com visitas preventivas às propriedades rurais.

O Posto Avançado localizado na Cachoeira do Sossego, no Rio Aquidauana, em Rochedo, montado durante a piracema, continua funcionando, em razão do alto índice de pesca predatória na região. A PMA espera que a operação transcorra dentro da normalidade, como foi a operação Semana Santa, porém, acredita que essa tranquilidade depende de um trabalho preventivo intensivo.

O Comando da PMA alerta às pessoas, para que se utilizem dos nossos recursos naturais dentro do que permite a legislação, pois as penalidades administrativas e criminais são pesadas. As multas podem chegar a R$ 50 milhões e as penas criminais, até cinco anos de reclusão.

Para retirar a licença de pesca e obter outras informações ambientais basta acessar www.pma.ms.gov.br. Todas as Subunidades da PMA também disponibilizam a Cartilha do Pescador, com toda a legislação de pesca para as bacias dos rios Paraná e Paraguai.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.