Buscar

Preços abusivos de álcool em gel devem ser denunciados ao Procon-MS

Em Nova Andradina, escassez do produto industrializado tem feito pessoas recorrerem às farmácias de manipulação

Cb image default
Preços abusivos devem ser denunciados ao Procon de Mato Grosso do Sul - Imagem: Divulgação

Diante de informações recebidas de consumidores de que alguns estabelecimentos comerciais em Mato Grosso do Sul, se aproveitando da situação atual, estariam praticando preços abusivos em relação ao álcool em gel, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) deflagrou fiscalização no sentido de verificar a possibilidade da ocorrência.

Os primeiros comércios visitados no Estado não apresentaram irregularidades, entretanto as equipes permanecem ativas e deverão realizar diligências no maior número possível de locais que comercializam o produto, como farmácias, supermercados e conveniências.

Segundo o Procon-MS, que é ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), caso seja detectada alguma irregularidade, serão tomadas as medidas cabíveis como é o caso de autuações por abuso de preços ou sonegação do produto.

Na manhã desta quarta-feira (18), o Nova News entrou em contato com a unidade do Procon/MS em Nova Andradina e apurou que, pelo menos até o momento, nenhuma reclamação com relação ao preço do álcool em gel foi registrada na cidade.

Denúncias sobre eventuais práticas de preços abusivos podem ser efetuadas pelo telefone do Procon-MS em Nova Andradina (67) 3441-4325 ou pelo disque denúncia através do 151. O órgão está à disposição das 07h às 18h30, de segunda a sexta-feira.

Escassez do produto

Na última semana, o Nova News havia produzido reportagem sobre a ausência do produto nas prateleiras das farmácias devido à grande procura.

Nesta quarta-feira (18), o site entrou em contato com várias drogarias da cidade e recebeu a informação de que o item continua em falta.

Em determinados estabelecimentos, o álcool em gel chegou no início desta semana, mas já se esgotou. Em outros comércios a previsão é de que haja reposição na próxima semana.

Farmácias de manipulação

Enquanto o álcool em gel não é reposto nas prateleiras dos comércios, uma alternativa é a manipulação do produto em estabelecimentos específicos.

Cb image default
Álcool manipulado é alternativa para quem não encontra o item nas prateleiras das farmácias - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

O Nova News entrou em contato com duas farmácias de manipulação da cidade, sendo que, as atendentes disseram que a procura tem sido bastante intensa.

Nos dois locais consultados, a matéria-prima para a manipulação do álcool em gel estava em falta, porém, a previsão é de o produto esteja disponível novamente na tarde desta quarta (18).

“Teremos hoje à tarde algumas unidades, porém, não estamos aceitando encomendas e não fazemos reservas. Quem chegar primeiro leva”, disse a funcionária de um dos estabelecimentos consultados. (Com informações do Procon-MS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.