Buscar

Produção de biodiesel atinge maior patamar nos últimos dez anos

A produção de biodiesel no Brasil chegou ao maior nível nos últimos dez anos, informa o Ministério de Minas e Energia. Em março, foram produzidos 452 milhões de litros, recorde para o mês.

O resultado também foi positivo na soma dos três primeiros meses de 2018, quando foram registrados 1,13 bilhão de litros, 32% a mais que no mesmo período de 2016.

Até março, a soja foi a matéria-prima mais utilizada na produção (67,8%), seguida pela gordura bovina (15,6%) e de porco (2,4%).

De acordo com a pasta, o desempenho deste ano se deve principalmente ao aumento de 10% na quantidade de biodiesel misturado ao óleo diesel, conhecido como B10.

É esperado que, no ano, a demanda de biodiesel seja 1 bilhão de litros maior — no ano passado, o consumo foi de 4,29 bilhões de litros.

Mercado

O Brasil foi o segundo maior mercado de biodiesel em 2017, seguindo os Estados Unidos, com 7,4 bilhões de litros. O Centro-Oeste e o Sul foram as regiões com maior produção, responsáveis por 82% do total.

Biodegradável, o biodiesel é um combustível renovável feito a partir de gorduras animais ou óleos vegetais, como os derivados de mamona, dendê, girassol, canola, gergelim, soja, entre outras plantas.

O óleo diesel, derivado de petróleo utilizado por automóveis e geradores, pode ser substituído total ou parcialmente pelo biodiesel, misturado em diferentes proporções.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.