Publicado em 29/09/2021 às 11:21, Atualizado em 29/09/2021 às 15:23

Reinaldo Azambuja inaugura Deleagro e diz que PM também vai ter estrutura de apoio contra crimes rurais

Paulo Fernandes, Subcom
Cb image default
Imagem: Chico Ribeiro

No Dia do Policial Civil, o governador Reinaldo Azambuja inaugurou a Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro), no bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande. A repartição, inaugurada nesta quarta-feira (29), será a responsável por combater crimes nas áreas rurais, como o furto de gado. A unidade recebe o nome do delegado Mikaill Alessandro Gouvea Faria.

Reinaldo Azambuja destacou que a Polícia Militar vai ter uma estrutura de apoio à Deleagro e que será criada uma rede de inteligência para combater as quadrilhas que cometem furtos de gado, equipamentos e insumos em fazendas. “Daqui a alguns dias vamos estar com o Marcos Paulo [Coronel Marcos Paulo Gimenez, comandante-geral da PM] lançando toda uma estrutura que vai servir de apoio à Deleagro, que é a delegacia especializada em investigação, fazer a ação. Nós vamos precisar criar uma rede de inteligência muito profunda para identificar esses autores dos delitos que têm acontecido, de roubo de software e equipamentos extremamente valorizados que estão dentro das propriedades. E muitas vezes o produtor tem uma preocupação da porteira para dentro, de produzir, de plantar, de colher, de dar geração de emprego, mas muitas vezes não se atenta de que ele tem um grande patrimônio e esse patrimônio tem um olhar dessas organizações criminosas e é por isso que nós estamos aqui inaugurando a Deleagro”, explicou o governador.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, a instalação da nova delegacia vai ao encontro da importância do agronegócio para a economia e da necessidade de garantir proteção à população em qualquer local. “Tenho certeza de que vamos levar mais segurança para quem produz e faz Mato Grosso do Sul crescer. É um sonho, mas também uma necessidade urgente porque a segurança tem que estar em todos os lugares”.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul), Marcelo Bertoni, afirmou que a criação da delegacia vem em um momento importante, de início do plantio da soja, e mostra que o Estado entende a importância do agronegócio. “É começo do plantio e temos insumos que valem muito. Inaugurar essa delegacia é entender a importância do agronegócio do nosso Estado”, declarou.

Delegado Mikaill Alessandro Gouvea Faria

O nome da nova delegacia é uma homenagem ao policial que havia sido designado para assumir a titularidade da Deleagro, mas três dias depois, em 6 de maio deste ano, foi vítima de um acidente de carro na BR-060 e acabou falecendo. Ele retornava da primeira operação da delegacia especializada.

Pai, mãe, o filho de três anos e a ex-mulher de Mikail Alessandro Gouvea Faria acompanharam a cerimônia de inauguração da delegacia. “O sentimento é de muito amor e bastante saudade mesmo do menino, que conviveu comigo até os 42 anos. Quero agradecer a Deus por dar essa força de eu estar aqui hoje, uma passagem difícil, mas não impossível. Todos nós estamos aqui de passagem”, disse Francisco Faria, pai do policial civil. Já a ex-mulher de Mikaill, Raíssa, contou que quando o conheceu, ele disse que era “casado com a Polícia Civil” e sempre foi muito dedicado à corporação.

Também participaram da inauguração os secretários estaduais Eduardo Riedel (Infraestrutura), Sérgio de Paula (Casa Civil) e João Cesar Matto Grosso Pereira (Cidadania e Cultura); diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis; deputado federal Luiz Ovando; delegado-geral da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo; o novo delegado da Deleagro, Mateus Zampiere Nogueira; presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi; e o comandante-geral da Polícia Militar, Marcos Paulo, entre outras autoridades.