Publicado em 08/09/2025 às 07:04, Atualizado em 08/09/2025 às 11:12

Sicredi Centro-Sul MS/BA lança primeira Cooperativa Escolar em escola agrícola de Rio Brilhante

Sicredi,
Cb image default
Imagem: Divulgação

A Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – lançou, no final do mês de agosto, a Cooperagrícola, primeira cooperativa escolar criada por alunos da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues (EFAR), em Rio Brilhante/MS. O programa Cooperativas Escolares, vinculado à Fundação Sicredi, tem como objetivo estimular o protagonismo jovem dentro e fora do ambiente escolar, proporcionando experiências práticas baseadas nos valores e princípios do cooperativismo.

Formadas de maneira voluntária por crianças e adolescentes, as cooperativas escolares desenvolvem atividades sociais, econômicas e culturais no contraturno, sempre de acordo com os objetivos definidos pelos próprios estudantes. Em 2024, a EFAR participou do projeto piloto, que agora se consolida oficialmente com a criação da Cooperagrícola.

Em outubro, a Sicredi Centro-Sul MS/BA já havia promovido um encontro entre as cooperativas escolares piloto, reunindo as escolas parceiras Criança Esperança II e EFAR. O evento fortaleceu o espírito de intercooperação e incentivou a troca de experiências entre os estudantes.

A metodologia do programa é aplicada por meio da Trilha de Aprendizagem Cooperlândia, um jogo desenvolvido pelo Sicredi que utiliza recursos lúdicos e digitais para desenvolver competências como liderança, criatividade, cidadania e conhecimento. A proposta é implantada em instituições de ensino que estabelecem parceria com a Fundação Sicredi.

Para o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, a criação da primeira Cooperativa Escolar em Rio Brilhante é um marco muito especial para a nossa região e para o cooperativismo. “Ver os jovens assumindo esse protagonismo, colocando em prática valores como cooperação, solidariedade e responsabilidade, é acreditar no futuro que estamos construindo, juntos. A Cooperagrícola é mais do que um projeto: é uma semente de transformação, que vai gerar aprendizado, cidadania e desenvolvimento para toda a comunidade”.

Entusiasmo

A estudante Ledmary Rodrigues de Oliveira, presidente da Cooperagrícola, destacou o entusiasmo com a iniciativa. “Vai ser uma experiência muito boa, de mostrar para outras pessoas tudo o que a nossa cooperativa escolar vai viver. Eu sei que o caminho será desafiador, mas com a união de todos vamos dar um passo de cada vez e incentivar outras escolas a criarem suas próprias cooperativas.”

A diretora da EFAR, Ana Claudia Pereira da Costa, enfatizou que a disciplina de cooperativismo já fazia parte da grade curricular, o que facilitou a adesão ao projeto. “Quando recebemos a proposta, abraçamos imediatamente. Fizemos a formação, nos encantamos com a iniciativa e percebemos o quanto ela contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, além de favorecer o amadurecimento e a inteligência emocional, preparando-os para o futuro.”

Ela ressaltou ainda que a proposta oportunizou mais a colaboração entre alunos e professores. “Trabalhamos sempre com escuta, diálogo e participação, garantindo que todos tenham voz e vez nas decisões. Até mesmo nossas reuniões estão mais colaborativas. A cooperativa escolar nos motiva diariamente a praticar a cooperação dentro do processo de ensino-aprendizagem.”

Sobre a Sicredi Centro-Sul MS/BA

A Sicredi Centro-Sul MS/BA é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua em 38 municípios do Mato Grosso do Sul e 54 municípios da Bahia. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 170 mil associados, que exercem o papel de donos do negócio.

O atendimento a todo associado é feito presencialmente, via WhatsApp (51) 3358-4770 ou pelo telefone 0800 724 4770.

Site da Cooperativa: Clique aqui

Redes Sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | YouTube | Spotify