Buscar

Sisu 2022: UEMS vai oferecer 1.142 vagas em 58 cursos

Cb image default
Imagem: Divulgação / UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio da Pró-reitoria de Ensino (PROE), publicou nesta sexta-feira (11) o Edital nº 09/2022/PROE/UEMS para inscrição, seleção e ocupação das vagas dos cursos de graduação na universidade pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu-UEMS 2022).

Os processos serão gerenciados pelo Ministério da Educação e pela Lista de Espera do Sisu para ingresso neste ano, sendo acompanhados pela PROE/UEMS, por meio da Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese). Todas as informações referentes ao edital e demais atualizações estão no portal institucional da UEMS, no endereço www.uems.br/ingresso/sisu.

O Edital de Inscrição do SiSU/MEC nº 2, de 18 de janeiro de 2022, e o Edital de inscrição do Sisu nº 8, de 27 de janeiro de 2022, referentes a 1º Edição do SiSU 2022 estão disponíveis no mesmo endereço. É dever dos candidatos acessar o link e os respectivos editais para se certificar que preenchem todos os requisitos exigidos para se inscrever no curso e na modalidade de concorrência escolhida.

A UEMS irá garantir o acesso à internet para realização da inscrição no SiSU 2022 nas unidades universitárias da UEMS em rede aberta (wi-fi), para uso em equipamento do próprio candidato, ou em equipamento da instituição indicado exclusivamente para essa finalidade, de acordo com o horário de funcionamento de cada Unidade.

Quem pode fazer a Seleção do Sisu UEMS 2022?

O Sisu 2022 destina-se ao candidato que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2021 e concluiu o Ensino Médio até a data prevista para a matrícula, exceto na condição de treineiro. A relação de documentos exigidos está no Edital de Convocação para Matrícula.

Os resultados serão válidos somente para ingresso no ano letivo de 2022 até o limite do número de vagas dos cursos. O início das aulas será em março de 2022, de forma presencial.

Política de Reserva de Vagas na UEMS

Dentro do processo Sisu-UEMS 2022, em cumprimento ao disposto na RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 2.313, de 4 de agosto de 2021, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso será pelas modalidades de concorrência abaixo relacionadas:

a) por Acesso Universal (Vagas Gerais); e

b) por Regime de Cotas em seus cursos, sendo:

I. 20% (vinte por cento) para candidatos(as) Negros/as (preto/a e pardo/a) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;

II. 10% (dez por cento) para candidatos(as) Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;

III. 10% (dez por cento) para candidatos(as) Residentes em Mato Grosso do Sul.

Os candidatos deverão, obrigatoriamente, optar pela vaga à qual desejam concorrer e verificar o cumprimento dos requisitos estabelecidos para concorrer às vagas reservadas em decorrência das leis estaduais 5.541, de 15 de julho de 2020; 2.589, de 26 de dezembro de 2002; e 2.605, de 6 de janeiro de 2003.

Da Inscrição

Para a realização da inscrição no Sisu, o candidato deverá acessar o portal do MEC/ENEM/SiSU, com o número e a senha utilizada na inscrição da Edição 2021 do ENEM. Caso o(a) candidato(a) não lembre ou tenha perdido a sua senha, deverá recuperá-la em link específico no mesmo portal.

O Sisu ficará disponível para inscrição de candidatos/as no período de 15 de fevereiro até às 23 horas e 59 minutos do dia 18 de fevereiro de 2022, observado o horário oficial de Brasília (DF), no portal do MEC/ENEM/SiSU,O candidato poderá se inscrever no Processo Seletivo do SiSU em até 2 opções de curso.

Ao se inscrever no Sisu 2022, ele deverá especificar suas opções de inscrição dentre os cursos e vagas ofertadas pela UEMS em ordem de preferência, local de oferta, curso, turno; e a modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer, de acordo com as especificações:

a) às vagas destinadas para VAGAS GERAIS;

b) às vagas reservadas para NEGROS/AS (preto/a e pardo/a);

c) às vagas reservadas para INDÍGENAS; ou

d) às vagas reservadas para RESIDENTES EM MATO GROSSO DO SUL.

É proibida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento.

Acesse o Edital AQUI. Acesso o Quadro de Vagas UEMS Sisu 2022 AQUI.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.