Buscar

“Sozinhos”, sacerdotes católicos celebram missas na manhã deste domingo (22)

Presença de fiéis nas igrejas foi vetada pela Diocese para evitar a disseminação do coronavírus

Cb image default
Padres Jaime Bernardi e Itacir Gasparetto celebraram em Nova Andradina - Imagem: Reprodução 

Com igrejas vazias, os sacerdotes católicos das 22 paróquias que integram a Diocese de Naviraí, entre elas as comunidades de Nova Andradina e Batayporã, celebraram as missas praticamente sozinhos na manhã deste domingo (22).

Nas igrejas, havia apenas a presença dos padres e de seus auxiliares, em número reduzido. A medida é para evitar o possível risco de contágio pelo coronavírus.

Conforme a doutrina católica, por ser um preceito de fé, o rito da santa missa deve ocorrer infalivelmente todos os domingos, com ou sem a presença dos fiéis.

Neste caso, os moradores de todas as comunidades puderam acompanhar as celebrações através dos meios de comunicação, como rádios e lives nas redes sociais.

Cb image default
Em Batayporã, celebração foi presidida pelo padre Everton dos Santos - Imagem: Reprodução

Conforme já havia sido noticiado pelo Nova News, decreto emitido na quarta-feira (18) determina que ficam suspensas, em todo o território da Diocese de Naviraí, as atividades com a presença de fiéis.

As celebrações de sacramentos como casamentos e batizados também ficam suspensos por tempo indeterminado. Sobre os batizados, a exceção é para caso de risco de morte de pessoa, sendo que, nesta situação, o sacramento será ministrado apenas com a presença do celebrante, do batizando, dos pais e padrinhos.

Para o caso de matrimônios que, por motivos de força maior, não possam ser adiados, vale a mesma recomendação, ou seja, devem se fazer presentes apenas o celebrante, os noivos, familiares próximos e padrinhos, sem que haja convidados.

Já no caso do sacramento da unção dos enfermos, este será ministrado, em caso de necessidade, devendo os sacerdotes fazerem uso de luvas, máscaras e demais medidas preventivas já conhecidas.

A Diocese de Naviraí agrupa 22 paróquias espalhadas pelas cidades de Naviraí, Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia, Bataguassu, Taquarussu, Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Jateí, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Juti, Mundo Novo, Japorã, Paranhos, Sete Quedas e Tacurú.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.