Buscar

Termina nesta 5ª feira prazo para pagar a terceira parcela do IPVA

Quem estiver sem o boleto pode emitir segunda via pelo site da Sefaz

Cb image default
Quem estiver sem o boleto pode emitir segunda via pelo site da Sefaz - Foto: Edemir Rodrigues

Os contribuintes do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) devem ficar atentos para o prazo para pagamento da 3ª parcela do tributo que vence nesta quinta-feira (29.3). O IPVA é o segundo tributo mais importante do Tesouro Estadual, ficando atrás apenas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e tem expectativa de arrecadação de aproximadamente R$ 700 milhões em 2018.

“O IPVA é um tributo extremamente importante, segunda fonte de arrecadação, que vem compor o caixa do Estado e dos municípios. Os pagamentos deste ano estão dentro da média histórica dos anos anteriores. Os recursos recolhidos são 50% destinados ao município onde o carro foi emplacado e outros 50% destinados às políticas públicas que o Governo desenvolve”, pontua o secretário-adjunto de Fazenda, Cloves Silva.

A frota sul-mato-grossense registra leve aumento e passou de 961.368 veículos em 2017 para 1.020.101 veículos em 2018. Desse total, 38% ou 388.456 proprietários preferiram pagar o IPVA à vista e aproveitar o desconto de 15%. Outros 172.242 contribuintes optaram pelo parcelamento em cinco vezes. As próximas parcelas vencem em 30 de abril e 30 de maio.

Perdeu o prazo?

Para quem perdeu o prazo de parcelas anteriores, há a possibilidade de se regularizar por meio da internet ou ainda buscar auxílio junto às agências fazendárias nos municípios. O proprietário paga uma multa referente ao atraso e, na sequência, faz os demais pagamentos no prazo regular. Para a consulta é preciso ter em mãos o documento do veículo.

Em caso de dúvidas, os contribuintes devem se dirigir pessoalmente às Agências Fazendárias (Agenfas) em seus respectivos municípios, munidos de documentos pessoais e do veículo ou ainda procurar a Unidade de Acompanhamento e Arrecadação de Outros Tributos/IPVA, que fica em Campo Grande, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 858, das 7h30 às 13h30.

Onde pagar

Os proprietários de veículos automotores podem quitar o tributo nos bancos credenciados, em qualquer unidade da Federação. São eles: Banco do Brasil, Banco Itaú, Caixa Econômica Federal, Conta Fácil, Banco Cooperativo Sicredi, Banco Rural, Banco Bradesco e Banco Safra.

Há também a possibilidade de o IPVA ser pago nos pontos de arrecadação do Departamento de Trânsito de MS (Detran-MS); nas Agências dos Correios; nas Agências Fazendárias (Agenfas) de todo o Estado, que possuem caixa bancário; nas unidades do Fácil em Campo Grande (Aero Rancho, Guaicurus, Coronel Antonino e shopping Bosque dos Ipês), no horário das 8h às 16h.

Quem preferir pode ainda quitar o débito nos caixas eletrônicos através do código de barras; nas casas lotéricas para valores de até R$ 1.000,00 até às 18h; e para os que desejam ainda mais comodidade, o pagamento pode ser feito por meio da internet ou aplicativos de celulares e tablets dos bancos conveniados.

A secretaria também disponibiliza os telefones (67) 3316-7513 / 7534/ 7541 para mais informações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.