Buscar

Varejo avança em abril e apresenta 13º crescimento seguido

Ocrescimento acumulado do comércio varejista nos quatro primeiros meses de 2018 foi de 3%, na comparação com dezembro de 2017. O acumulado nos últimos 12 meses foi de 3,7% - em março, o acumulado foi de 3,8%. Em abril, houve 1% de avanço, em relação ao mês anterior. Assim, o setor completa 13 meses de alta seguidos.

As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (13). O levantamento é nacional e produz indicadores que permitem acompanhar a evolução do comércio varejista por meio de dados, como a receita bruta de revenda nas empresas formais com 20 ou mais pessoas ocupadas.

A pesquisa abrange oito categorias: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação; combustíveis e lubrificantes; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; livros, jornais, revistas e papelarias; móveis e eletrodomésticos; tecidos, vestuário e calçados e outros artigos de uso pessoal e doméstico.

De acordo com o IBGE, entre março e abril de 2018, as vendas no comércio varejista avançaram em 14 das 27 unidades da Federação. Na comparação com abril de 2017, o crescimento foi registrado em 16 das 27 unidades. “Considerando o comércio varejista ampliado, na comparação com abril de 2017, as 27 unidades da Federação apresentaram variações positivas no volume de vendas em abril de 2018”, informou, em nota, o instituto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.