Buscar

Varíola dos Macacos: Mato Grosso do Sul tem 08 casos confirmados e 12 suspeitos

Conforme boletim divulgado nesta segunda-feira (08), Mato Grosso do Sul registra, no momento, 08 casos confirmados de Monkeypox, doença conhecida popularmente como Varíola dos Macacos. Desses 08 casos presentes no Estado, 07 são de Campo Grande e 01 é de Itaquiraí.

Além das confirmações, há ainda outros 12 pacientes na condição de suspeitos, sendo eles em Campo Grande (04), Três Lagoas (03), Dourados (01), Cassilândia (01), Ponta Porã (01), Camapuã (01) e Bandeirantes (01).

Segundo o levantamento, 100% dos casos confirmados em Mato Grosso do Sul manifestaram sintomas como lesões na pele, febre de início súbito, fraqueza, presença de suor e calafrios.

Já com relação ao vínculo epidemiológico, os relatos dos pacientes diagnosticados no Estado apontam que 75% tiveram contato íntimo com pessoas desconhecidas ou parceiros casuais, 25% tiveram contato com viajantes e outros 25% com suspeitos prováveis ou confirmados.

Veja o boletim detalhado:

Cb image default
Cb image default
Cb image default

A doença

A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos.

Em alguns casos, pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola. A doença é transmitida para pessoas por vários animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.

Aumento

Número de casos de varíola do macaco sobe quase 50% em uma semana no Brasil e chega a 1.860. O País é o sexto do mundo em número de infectados; estado de São Paulo apresenta a grande maioria dos diagnósticos

Sintomas

Os sinais e sintomas iniciais clássicos incluem febre súbita, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A detecção de linfadenopatia é uma característica clínica importante, auxiliando no diagnóstico diferencial entre Monkeypox e outras doenças. Dentre os casos de Monkeypox diagnosticados em 2022, apresentações clínicas atípicas foram relatadas.

A erupção pode começar nas áreas genital e perianal, e nem sempre se dissemina para outras partes do corpo. Os sinais e sintomas prodrômicos podem ser leves ou estar ausentes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) relata casos confirmados sem erupção cutânea visível, com manifestação clínica de dor anal e sangramento retal. Em Mato grosso do Sul, os sinais e sintomas típicos são: ERUPÇÃO CUTANEA (100% dos casos), adenomegalia (87,5% dos casos) febre súbita e astenia/fraqueza (62,5% dos casos).

O que fazer?

Todas as pessoas com sintomas compatíveis de Monkeypox devem procurar uma unidade básica de saúde imediatamente e adotar as medidas de prevenção, como isolamento. (Com informações da SES-MS / Ministério da Saúde / Agência Brasil).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.