Buscar

VÍDEO: com trapaça, equipe de André e Olarte vence corrida em festa da colônia japonesa

jwplayer("container_video_194936").setup({file: "http://www.youtube.com/watch?v=talpJltJUfw",width: "300",height: "225"});

A Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande (AECNB) realiza durante todo este domingo (25), a 29ª edição do Undokai, tradicional festa da Colônia Japonesa com várias competições.

Participante tradicional do evento, o governador André Puccinelli (PMDB) montou uma equipe formada pelo deputado estadual Carlos Marun (PMDB), o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP) e o diretor-presidente da Funsat, Cícero Ávila e venceram a gincana.

Em uma das provas, os participantes colocavam um cone de plástico no rosto e chutavam a bola até uma bandeira e ganhava quem voltava primeiro. Visivelmente trapaceando, o governador conduzia os membros de sua equipe até a chegada.

A equipe que perdeu esta competição foi formada por japoneses, dentre eles o presidente da Nipo, Acelino Sinjo Nakasato e o vereador Edson Shimabukuro (PDT). Também ocorreu a prova feminina, em que participaram a vice-governadora Simone Tebet (PMDB) e a vereadora Carla Stephanini (PMDB).

“É importante participar, além da amizade com a colônia, os japoneses contribuíram para o crescimento de Campo Grande”, ressaltou o governador. Puccinelli ainda disse que o Estado está ajudando na reforma da Nipo, com ampliação de banheiro, cozinha, quadra de tênis.

Para Olarte, a colônia também tem grande representatividade na sociedade campo-grandense. O evento ocorre durante todo o dia com provas de corridas, caça tênis, pesca peixes, pesca de garrafas, caça doces, caça tesouros corrida para estourar bexiga, bola ao cesto, corrida da centopeia e cabo de guerra e Gincana Iron (gincana familiar esportiva, visando a integração por meio do esporte).

O Undokai é aberto ao público em geral com entrada gratuita. Além das brincadeiras esportivas, o visitante poderá também saborear as comidas típicas do Japão como Sobá e Sushi, e ainda, Arroz Carreteiro, Espeto, Doces, Raspadinha e Pastel.

No ano passado, duas mil pessoas participaram das brincadeiras. Undokai é uma palavra composta: "undô" significa esporte e movimento, e "kai" é reunião em japonês. Porém, a melhor tradução, segundo a Nipo, é gincana esportiva familiar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.