Buscar

Você sabia que um avião já fez um pouso forçado na BR-267, entre Nova Casa Verde e Bataguassu?

O fato ocorreu em julho de 1973

Imagem: Arquivo / Correio do Estado

Cb image default

Nos últimos dias, o Jornal Correio do Estado lançou uma série de reportagens sobre fatos que marcaram a vida dos sul-mato-grossenses e, entre estes acontecimentos, mereceu destaque o dia em que um avião modelo Douglas precisou usar a rodovia BR-267, entre o Distrito de Nova Casa Verde, no município de Nova Andradina, e a cidade de Bataguassu, para fazer um pouso forçado.

O fato inusitado ocorreu em 25 de julho de 1973. O avião pertencia à Força Aérea Boliviana e trazia 12 militares do país vizinho para um evento em Campo Grande com autoridades brasileiras. O piloto procurava a Base Aérea da Capital, mas o tempo chuvoso impediu a visualização. A solução foi usar a própria BR, na altura do km 104, no Distrito de Nova Casa Verde, que, naquela época pertencia ao município de Campo Grande.

Observando que a gasolina de seu avião estava no final, o piloto procurou baixar o máximo possível, localizando a estrada, sobre a qual deu vários voos rasantes, advertindo aos motoristas que algo anormal estava acontecendo. Quando o trânsito foi paralisado, a aeronave pousou com segurança. O sucesso foi confirmado pelo fato de que nenhum dos passageiros ou tripulantes ficou ferido.

Por dois dias, os trabalhos de reabastecimento e reparos do avião foram realizados em plena rodovia. Após isso, a própria pista da estrada seria usada pelo piloto para a decolagem de volta rumo à Bolívia, com os mesmos passageiros, que durante o período ficaram hospedados no 'Cassino dos Oficiais', hotel exclusivo do Exército Brasileiro, que existe até hoje, na Avenida Afonso Pena, na Capital. (As informações são do Correio do Estado).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.