Publicado em 28/07/2018 às 04:48, Atualizado em 28/07/2018 às 08:51

Você sabia que um avião já fez um pouso forçado na BR-267, entre Nova Casa Verde e Bataguassu?

O fato ocorreu em julho de 1973

Acácio Gomes, Redação Nova News

Imagem: Arquivo / Correio do Estado

Cb image default

Nos últimos dias, o Jornal Correio do Estado lançou uma série de reportagens sobre fatos que marcaram a vida dos sul-mato-grossenses e, entre estes acontecimentos, mereceu destaque o dia em que um avião modelo Douglas precisou usar a rodovia BR-267, entre o Distrito de Nova Casa Verde, no município de Nova Andradina, e a cidade de Bataguassu, para fazer um pouso forçado.

O fato inusitado ocorreu em 25 de julho de 1973. O avião pertencia à Força Aérea Boliviana e trazia 12 militares do país vizinho para um evento em Campo Grande com autoridades brasileiras. O piloto procurava a Base Aérea da Capital, mas o tempo chuvoso impediu a visualização. A solução foi usar a própria BR, na altura do km 104, no Distrito de Nova Casa Verde, que, naquela época pertencia ao município de Campo Grande.

Observando que a gasolina de seu avião estava no final, o piloto procurou baixar o máximo possível, localizando a estrada, sobre a qual deu vários voos rasantes, advertindo aos motoristas que algo anormal estava acontecendo. Quando o trânsito foi paralisado, a aeronave pousou com segurança. O sucesso foi confirmado pelo fato de que nenhum dos passageiros ou tripulantes ficou ferido.

Por dois dias, os trabalhos de reabastecimento e reparos do avião foram realizados em plena rodovia. Após isso, a própria pista da estrada seria usada pelo piloto para a decolagem de volta rumo à Bolívia, com os mesmos passageiros, que durante o período ficaram hospedados no 'Cassino dos Oficiais', hotel exclusivo do Exército Brasileiro, que existe até hoje, na Avenida Afonso Pena, na Capital. (As informações são do Correio do Estado).