Buscar

Estudo sugere novas vantagens da vitamina C para saúde e agricultura

De acordo com a pesquisa, essa vitamina é capaz de aumentar o crescimento de plantas e diminuir a virulência de alguns microrganismos

Cb image default
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

A vitamina C é muito conhecida por melhorar a imunidade, mas recentemente ela surpreendeu os cientistas e mostrou que pode ser muito vantajosa em outras áreas também.

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma), que fica localizado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), descobriu que essa vitamina pode atuar de maneira bastante benéfica no crescimento de plantas e ainda consegue diminuir os índices de virulência de vírus, fungos e bactérias.

Na pesquisa, realizada em laboratório, foi estudada a redução de compostos derivados de enxofre, especialmente o ácido sulfênico, que é a forma oxidada dos tióis, estruturas presentes nas proteínas.

Nela foi possível descobrir que a vitamina C, também chamada de ascorbato, consegue reduzir esse ácido e regenerar os tióis, mas isso acontece apenas em locais onde há uma grande quantidade dela, como nas plantas.

A partir disso, os pesquisadores acreditam que o ascorbato pode ter um papel muito importante na germinação das sementes e melhorar o desempenho de plantas, tendo uma ampla aplicabilidade na agricultura.

Nesse mesmo estudo foi possível verificar que a vitamina C tem a capacidade de oxidar a enzima 1-Cys peroxirredoxina, que está relacionada com a virulência de fungos, vírus e bactérias, algo que pode ajudar a combater a ação desses microrganismos no corpo humano.

Consumir vitamina C ainda é a melhor forma de se beneficiar

A vitamina C faz parte do grupo de nutrientes básicos para o organismo, por isso, é importante sempre mantê-la em níveis adequados. Ela oferece uma série de benefícios para o corpo e os principais são a melhora da imunidade, neutralização dos radicais livres, ação antioxidante e aumento da absorção de ferro.

A melhor forma de conseguir aproveitar esses efeitos é através do consumo de alimentos que tenham esse nutriente em sua composição, tal como, as frutas cítricas, morango, kiwi e melão.

Quando ocorre a falta de vitamina C no organismo diversos são os sintomas que podem surgir. É comum que unhas fiquem quebradiças e sem brilho, a pele resseca, é possível também sentir fraqueza e ocorrer perda de peso e de massa muscular.

Em alguns casos se torna necessário o consumo de suplementos para estabilizar os níveis de vitamina C. Porém, isso somente pode ser realizado com a orientação de um médico, já que esses suplementos, se tomados em excesso, podem ser prejudiciais à saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.