Buscar

Agente federal lança livro sobre segurança pública nesta segunda-feira na Capital

Não apenas apontar defeitos, mas sim soluções, o livro “Gestão Estratégica em Segurança Pública”, do agente de Polícia Federal André Salineiro, é antes de tudo um estudo de propostas feitas por quem tem experiência, e convive rotineiramente com a incerteza da população.

Salineiro, que há oito anos atua nos quadros da PF em Campo Grande, conta que o livro é uma análise crítica do sistema público de segurança, e de todos os sistemas que vem transformaram o país nesse caos que está a segurança pública. “Os números são assustadores. “Se virmos os últimos dados da segurança pública notamos que os números têm aumentando muito, tanto em violência como em criminalidade”, critica.

Para o autor, o problema é que não existe uma política de segurança pública no Brasil e por isso o livro se propõe a analisar e discutir esta questão.

Um dos pontos principais, segundo ele, é a falta de técnicos nos cargos de gerenciamento público. Citando o exemplo dos Estados Unidos, diz que é preciso proteger o cidadão e a polícia. “Temos que valorizar a carreira do policial civil e militar e mudar o sistema de seleção e contratação”.

Salineiro ainda pontua que assim como o mundo do crime evolui é importante que os agentes da lei estejam na vanguarda da inovação policial, o que vai além da simples aquisição de novas viaturas ou assimilação de novas técnicas. “O próprio sistema organizacional de cada polícia deve evoluir juntamente com a sociedade para termos uma força policial efetiva e relevante”, profetiza.

O livro“Gestão Estratégica em Segurança Pública” será lançado nesta segunda-feira (26), às 19 horas, na Central de Decorados Plaenge, localizada na Avenida Mato Grosso, esquina com a Via Park.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.