Nas últimas horas, o Nova News constatou que o caso de uma mãe que entrou em contato com o site para a produção de uma matéria em que ela pede doações via PIX para o suposto tratamento de saúde da filha, uma criança de três anos, que teria sido diagnosticada com câncer, na verdade, trata-se de um golpe.
Nesta sexta-feira (18), a mulher, que se identificou como Thalita Pereira Araújo, entrou em contato por telefone com o Nova News, implorando por solidariedade, pedindo a produção de uma matéria para que a população pudesse ajudá-la no tratamento de saúde de sua filha, Amanda, de três anos.
Se identificando como moradora de Nova Andradina, a mulher repassou detalhes sobre a doença da criança, informou o nome do medicamento de alto custo que precisava comprar e chegou a se emocionar ao telefone ao contar a situação. Ela também encaminhou várias imagens da criança em tratamento.
Como a situação seria urgente, o site prontamente fez o atendimento e produziu um conteúdo sobre o assunto, porém, mais tarde, seguindo nas apurações do caso, foram constatadas algumas inconsistências na história.
Houve contato com secretária municipal de Saúde, Jozeli Chulli e com a responsável pelo Hospital de Amor de Nova Andradina, Nadir Capuci, sendo que, ambas afirmaram desconhecer a situação.
Em novo contato com a suposta mãe da criança, foi agendada, para a tarde desta sexta-feira (18), uma reunião entre ela e Nadir Capuci para tratar dos encaminhamentos da paciente para tratamento, mas, a mulher não compareceu, o que levantou ainda mais suspeitas sobre a história.
Ao fazer um levantamento mais apurado, a equipe do Nova News constatou em outros sites diversas matérias similares narrando a mesma situação, na qual a mesma mulher pede ajuda para o tratamento da filha, se passando por moradora de cidades diferentes como Sidrolândia (MS), Ananindeua (PA), Pedreiras (MA) e Itajaí (SC), ficando evidente que se trata de um golpe em que a pessoa envolvida apela para a boa vontade dos órgãos de imprensa e para a solidariedade dos habitantes dessas localidades para obter lucro ilícito através de doações via PIX.
Acredita-se que o nome da mulher, Thalita Pereira Araújo, e a chave PIX informada de fato são dela, do contrário, o golpe não daria certo, porém, não se sabe a origem das imagens enviadas para as redações dos sites, se seriam fotos que pertencem a ela, ou se foram extraídas de algum caso real e estariam sendo usadas sem autorização para fins ilícitos.
Após a constatação do golpe, o Nova News removeu a matéria de todas as suas plataformas e, nas próximas horas, efetuará o registro de um boletim de ocorrência junto à 1ª Delegacia de Polícia de Nova Andradina, uma vez que, através dos dados bancários relativos à chave PIX, as autoridades competentes podem pedir a quebra do sigilo bancário e rastrear a pessoa que está recebendo as transferências.
O site orienta a todas as pessoas que fizeram doações e que, portanto, se sentirem lesadas, a também registrarem boletins de ocorrência apresentando na unidade policial os comprovantes das transferências via PIX feitas em benefício da autora para que as devidas providências sejam adotadas.
Para evitar que situações similares ocorram no futuro, o Nova News se compromete a adotar medidas mais rígidas de verificação com relação aos atendimentos que envolvam pedidos de ajuda e doações.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.