Publicado em 01/04/2020 às 09:33, Atualizado em 01/04/2020 às 13:39

Cinco caçadores são presos em flagrante pela PMA de Batayporã

Foram apreendidos 18 cães de caça, além de armas de fogo e munições

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação / PMA

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Batayporã prendeu, nesta terça-feira (31), cinco caçadores. A ação, que resultou na apreensão de armas e munições ocorreu no município de Nova Alvorada do Sul.

Os militares realizavam fiscalização naquela região quando encontraram um acampamento de caça em meio a uma mata. No local havia cinco cães, sem água nem alimento, barracas e dois animais da espécie javali abatidos e carneados.

Enquanto a equipe vistoriava o acampamento chegou um veículo GM S-10, com três pessoas. Chagaram também outras duas pessoas, cada uma em uma motocicleta.

A PMA abordou os veículos e encontrou na S-10 três armas de caça, sendo duas espingardas cartucheiras calibre 28 e uma calibre 20. Na carroceria do veículo havia uma gaiola com mais 13 cães que estavam amontoados em situação de maus-tratos.

Imagens: Divulgação / PMA

Em uma das motocicletas foi localizada uma espingarda calibre 12. Todas as quatro armas estavam municiadas e não possuíam documentação. As cinco pessoas, dentre elas, duas mulheres, voltavam de uma caçada e foram presas em flagrante.

Todos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Nova Alvorada do Sul e autuados por crime ambiental e por porte ilegal de armas. O proprietário dos 18 cachorros também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 5 mil por praticar maus-tratos.

Os cachorros, armas, veículos e demais objetos do acampamento foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental para as devidas providências.

A caça do javali está permitida, pois ele foi declarado nocivo pelo órgão ambiental, por ser uma espécie exótica invasora que está causando grandes prejuízos no Estado, entretanto, são necessários procedimentos administrativos, como autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).