Buscar

Curso de Policiamento Ambiental teve início nesta quarta-feira (30)

O treinamento será ministrado na região do Parque das Várzeas do Ivinhema

Na manhã desta quarta-feira (30), a Polícia Militar Ambiental (PMA) iniciou o Curso de Policiamento Ambiental (CPA). O treinamento tem como objetivo o aperfeiçoamento dos policiais advindos de outras subunidades da Polícia Militar, para o desenvolvimento dos trabalhos de fiscalização, no intuito de prevenir e reprimir os crimes e infrações ambientais de forma mais efetiva e aperfeiçoar à confecção das autuações.

Serão 10 dias de curso, com duração de 120 horas/aula, divididas em uma parte teórica e outra prática. A exceção da abertura e aula magna, que ocorrerá no auditório do Tribunal de Contas, Rua Desembargador José Nunes da Cunha, s/n, Bloco 29, as demais aulas ocorrerão no Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema.

Imagens: Divulgação/PMA

O curso é oferecido para outras forças de segurança, inclusive, deste participam um militar da marinha e um policial boliviano. Também estarão Policiais Rodoviários Federais (PRF), do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Polícia Federal (PF) e fiscais do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Cursos dessa natureza são fundamentais para aprimorar a fiscalização ambiental e, principalmente, qualificar e subsidiar os autos para assegurar a punibilidade dos autores de infrações e crimes ambientais. Além deste curso, o efetivo ainda passa por dois outros cursos durante o ano, o curso de operações em policiamento ambiental (COPAM) e o curso de Nivelamento. As diferenças básicas entre os cursos são algumas disciplinas e a quantidade de horas/aula.

Conteúdo do curso

No curso, serão ministradas as seguintes disciplina: legislação e fiscalização aplicada a proteção à flora; transporte de produto florestal; legislação e fiscalização aplicada a proteção à fauna; legislação e fiscalização aplicada a proteção ao recurso pesqueiro; legislação e fiscalização aplicada a agrotóxicos; legislação e fiscalização aplicada a atividades potencialmente poluidoras; legislação e fiscalização aplicada a proteção à unidades de conservação; perícias ambientais; legislação e fiscalização em crimes contra o ordenamento urbano e patrimônio cultural e contra o a administração ambiental; gestão de criadores de passeriformes silvestres – SISPASS; direito ambiental aplicável à fiscalização; jurisprudência ambiental – estudo de caso; uso do georreferenciamento na fiscalização ambiental; licenciamento de atividades do setor florestal; noções básicas para utilização do GPS; técnicas de contenção e manejo de animais silvestre; técnicas de abordagem embarcada e suas variantes; manutenção de 1º escalão em motores de popa; noções básicas para condução de embarcação; técnicas de embarque e desembarque em embarcação; treinamento físico militar; noções básicas de armamento leve e aulas práticas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.