Publicado em 27/05/2021 às 15:54, Atualizado em 27/05/2021 às 20:08

Delegacias de Nova Andradina e da região realizam operação de combate à violência doméstica

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagens: Divulgação/PC

A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher, com apoio da Seção de Investigações Gerais – SIG de Nova Andradina, 1ª Delegacia de Polícia de Nova Andradina, Delegacia de Polícia de Batayporã, Delegacia de Polícia de Angélica, 1ª Delegacia de Ivinhema, dentre outras delegacias do Estado, desencadeou, entre os dias 24 e 27/05/2021, uma operação policial com intuito de realizar ações de combate à violência doméstica.

Entre os objetivos estava o cumprimento de diversas diligências, dentre as quais, o cumprimento de mandados de prisão de indivíduos autores de violência contra a mulher, cumprimento de mandados de busca e apreensão para apuração das infrações penais, especialmente com indícios do uso de armas de fogo, representação por prisões preventivas nos casos de descumprimento de medidas protetivas, e outras diligências coordenadas pelas autoridades competentes.

Até o presente momento, foram realizadas a prisão de 02 pessoas na cidade de Nova Andradina, 01 prisão efetuada na cidade de Ivinhema, e 02 mandados de busca e apreensão, sendo um deles dado cumprimento na cidade de Angélica, e outro na cidade de Batayporã.

A Polícia Civil dará continuidade nas diligências, na tentativa de dar cumprimento em outros mandados de prisão que se encontram em aberto. Este tipo de operação realizada de forma coordenada possui a finalidade na realização de ações de modo a prevenir e combater a violência contra as mulheres, visando redução dos índices de violência, assegurando proteção e a garantia dos direitos das vítimas de violência doméstica, com cumprimento da legislação penal que assegure a punição e a responsabilização dos autores de violência.

A Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul, como instituição dedicada à proteção à segurança de toda a sociedade, tem como prioridade o enfrentamento dos crimes de violência contra as mulheres, pois estes se constituem as principais formas de desrespeito dos seus direitos humanos, violando seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. Neste sentido são necessárias ações coordenadas por parte do Estado, visando o combate à violência e a consequente garantia de seus direitos.