Publicado em 19/08/2021 às 11:34, Atualizado em 19/08/2021 às 16:14

Denúncia - Moradores de Nova Andradina perdem dinheiro ao caírem no golpe do falso emprego

Suposta empresa promete oportunidades de trabalho mediante a realização de cursos a serem pagos pelas vítimas

Acácio Gomes, Redação Nova News

Alguns moradores de Nova Andradina procuraram o Nova News nesta quinta-feira (19) para relatarem que perderam dinheiro ao caírem no chamado golpe do falso emprego.

Uma suposta empresa de engenharia estaria recrutando trabalhadores para realização de obras de construção, mas, para terem acesso às oportunidades de trabalho, os candidatos precisariam pagar por um curso de qualificação, no entanto, após as transferências dos valores solicitados, os responsáveis pela oferta de emprego simplesmente desaparecem, deixando as vítimas no prejuízo.

Ao Nova News, uma jovem de 18 anos, residente em Nova Andradina, disse que os golpistas entraram em contato com ela via WhatsApp, propondo a oportunidade de trabalho, que seria uma colocação na portaria da suposta empresa, porém, ela deveria pagar R$ 350,00 pelo curso de capacitação, que ocorreria, segundo informado pelos criminosos, em Bataguassu ou Três Lagoas.

Cb image default
Na expectativa de conseguir um emprego, vítima acabam caindo na lábia dos golpistas - Imagem: Acácio Gomes / Nova News 

“Eles cobram pelo curso e prometem se responsabilizar pelas outras despesas, como transporte e alimentação, mas é tudo mentira. Assim que fiz a transferência dos R$ 350,00 via PIX eles me bloquearam no WhatsApp e só aí percebi que era um golpe”, explica a jovem.

O Nova News apurou que para dar ‘credibilidade’ ao golpe e conseguir maior número de vítimas, os criminosos, em alguns casos, divulgam as supostas vagas de emprego em emissoras de rádio, em grupos de WhatsApp e até mesmo por meio de unidades da Casa do Trabalhador que, sem saber que se trata de golpe, acabam dando publicidade às falsas oportunidades.

Algumas vítimas disseram ter ouvido o anúncio no horário nobre de uma rádio da cidade, no intervalo de um programa religioso de grande audiência. “Quando a gente ouve na rádio a gente acaba confiando, porém, desta vez, era um golpe”, disse uma vítima.

Geralmente as vagas prometidas são para operador de máquinas pesadas, mas também há o anúncio de outras oportunidades como porteiro, vigilante, secretária, sendo que, os golpistas não informam em qual cidade a empresa está instalada, indicando apenas município onde seriam realizados os supostos cursos de qualificação.

Em contato com a Casa do Trabalhador de Nova Andradina nesta quinta-feira (19), o Nova News obteve a informação de que, embora as vagas falsas não tenham sido divulgadas pela unidade, várias pessoas entraram em contato para reclamarem terem sido enganadas.

Cb image default
Comprovante de transferência por meio de PIX feito por uma das vítimas em Nova Andradina - Imagem: WhatsApp / Nova News

Outra estratégia usada pelos golpistas para enganar a população de Nova Andradina seria o fornecimento do nome de uma falsa servidora da Prefeitura Municipal. “Eles me pediram para fazer o PIX e em seguida procurar uma mulher na prefeitura, mas chegando lá, descobri que não havia ninguém com o nome que a tal empresa me forneceu”, disse uma das vítimas.

Ainda segundo informações da Casa do Trabalhador de Nova Andradina, houve um comunicado interno por parte da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab-MS) de que o golpe estaria sendo aplicado, na verdade, em várias regiões de Mato Grosso do Sul.

Pelo que o Nova News apurou, dependendo do município os golpistas mudam o nome da suposta empresa, divulgam em rádios, carros de som, utilizam os nomes das unidades da Casa do Trabalhador e das prefeituras municipais para dar às vítimas uma falsa sensação de credibilidade, induzindo-as a efetuaram o pagamento.

“Eles mudam algumas informações e prometem ótimos salários, mas a conversa é sempre a mesma, que a pessoa vai ter o emprego se pagar pelo curso. Aí a vítima, no desespero de conseguir um trabalho, acaba sendo um alvo fácil”, explicou uma servidora da Casa do Trabalhador.

Informações

Informações sobre as vagas de emprego oficiais ofertadas em Nova Andradina podem ser obtidas na Casa do Trabalhador, Rua Walter Hubacher, 1368, telefone (67) 3441-3762.

Denúncias

As vítimas que entraram em contato com o Nova News foram orientadas a procurarem a 1ª Delegacia de Polícia Civil para realização do registro de boletins de ocorrência, a fim de que os casos sejam investigados pelas autoridades competentes.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!