Publicado em 13/03/2022 às 07:59, Atualizado em 13/03/2022 às 12:05

Durante limpeza, 500 kg de lixo são retirados do Rio Ivinhema

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagens: Divulgação/PMA

Na manhã de sábado (12), os policiais militares ambientais de Batayporã participaram da limpeza do Rio Ivinhema em um evento denominado "Rio mais vivo", no município de Taquarussu. 

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Taquarussu (SEMAT), em parceria com a Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros, contou com a presença de pescadores, voluntários, utilizando 15 embarcações.

As atividades iniciaram-se às 07h e se encerraram por volta das 14h, sendo percorridas as margens do Rio Ivinhema, no trecho compreendido entre o Porto XV, até as imediações do Rio Vitória à montante da cidade de Taquarussu e, do Porto XV, até o portal do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) na parte jusante do rio relativamente à cidade.

Os resíduos retirados encheram quatro sacolas (bags) grandes, totalizando cerca de meia tonelada de material descartado inadequadamente. Foram encontrados nas margens e no leito do rio resíduos sólidos, tais como, pneus, tambores, eletrodomésticos, isopores, garrafas, latas, baldes, entre outros. Todos os materiais foram encaminhados para o setor de coleta seletiva do município de Taquarussu, para destinação e aproveitamento devido.

O objetivo do trabalho é promover a educação ambiental e chamar a atenção da população para o problema, no sentido de diminuir o lançamento desses resíduos nos rios, mantendo a preservação e conservação do meio ambiente.

Durante a coleta dos resíduos, a PMA cortou e retirou do rio, 48 anzóis de galho (petrechos proibidos), que estavam armados ilegalmente no rio.

Cb image default

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!