Buscar

Em Batayporã, golpistas mudam estratégia para aplicar golpes via WhatsApp

Cb image default
Imagem: Reprodução da Internet

 As novas tecnologias auxiliam e muito a vida das pessoas. Por outro lado, elas também são usadas para o mal. Quem nunca ouviu, por exemplo, falar sobre alguém que teve seu aplicativo de WhatsApp clonado?

Em Batayporã, esses golpistas parecem ter mudado de estratégia utilizando, aparentemente, “informações privilegiadas” vindas da própria comunidade local ou da exposição em outras redes sociais.

Recentemente, três pessoas quase caíram nesse novo golpe, que, na prática, funciona da seguinte forma. O golpista utiliza um número diferente, porém, com a foto de algum conhecido da vítima.

Na sequência, adiciona pessoas e se identifica, inclusive, usando fotos pessoais no fundo de tela, caso seja necessário “comprovar” sua identidade em algum print, além de postagens no status, por exemplo, informando este ser seu novo número.

Na conversa, se passando por um conhecido ou familiar, aborda assuntos que, na maioria das vezes, apenas pessoas próximas saberiam, como nome de amigos, filhos, sobrinhos, pais, tios, conjugue...

É quando muda o rumo da conversa e pede para que a pessoa faça alguma transferência, geralmente via PIX, mas na conta de um terceiro, alegando que seu aplicativo está com algum problema e que este lhe repassará o dinheiro.

“Quase cai. A pessoa me mandou prints do celular com fotos familiares, ela mostra conhecimento da nossa rotina. Acredito que pode ser alguém da própria comunidade que passa essas informações para algum espertinho de fora”, disse uma das pessoas contatadas.

Em outro caso, uma senhora já estava na “boca” do caixa para fazer o depósito quando um de seus filhos conseguiu contato com o irmão, revelando a fraude que, por pouco, lhe causaria um prejuízo de mais de R$ 9 mil.

Caso tenha sido vítima ou suspeita, dirija-se à delegacia de polícia mais próxima para registrar boletim de ocorrência, levando todos os documentos impressos.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.