Buscar

Garapa com agrotóxico: Três pessoas de Nova Andradina são autuadas por furto de cana de usina em Batayporã

Nos últimos dias, três homens, todos residentes em Nova Andradina, foram atuados sob a acusação de furtarem cana-de-açúcar pertencente e uma usina sucroalcooleira instalada na divisa dos municípios de Batayporã e Taquarussu.

Conforme o boletim de ocorrência 13/2021, chegou ao conhecimento da Delegacia de Polícia Civil de Batayporã , por meio de um encarregado de transporte e colheita da usina, que pessoas estariam subtraindo grande quantidade de cana no Bairro Jaqueira.

Cb image default
Imagem: Arquivo

Segundo o denunciante, o furto estava sendo praticado há várias semanas e a cana estaria sendo usada para o comércio de garapa em Nova Andradina.

No sábado (09), os policiais receberam a informação de que por volta das 14h, um veículo VW Kombi entrou no canavial da usina, momento em que o encarregado de transporte e colheita foi avisado e todos foram ao local.

Já na lavoura, o veículo foi localizado parado em um dos carreadores e três indivíduos foram flagrados cortando e carregando cana de açúcar para o interior da Kombi.

Diante dos fatos, o trio e o veículo foram encaminhados para esta a Delegacia de Polícia, onde seriam tomadas as devidas providências.

Ainda segundo a ocorrência policial, em conversa com um dos autores, que atua na venda de caldo de cana na Avenida Ivinhema, em Nova Andradina, ele disse que a prática é costumeira.

O homem explicou que furta cana há anos e que também subtrai o produto de outras frentes de serviço tanto da Usina Laguna, em Batayporã, quanto da Usina Santa Helena, em Nova Andradina.

Em relação aos outros dois envolvidos, o homem disse que paga uma quantia em dinheiro para eles possam ajudar no corte. Questionados, eles confirmaram que recebiam para ajudar no furto.

Segundo a Polícia Civil, o trio foi autuado por furto qualificado mediante o concurso de pessoas. 

Vale destacar que a cana plantada pelas usinas, de modo geral, recebe grandes aplicações de agrotóxicos e que seu consumo para outras finalidades que não sejam a fabricação de açúcar e etanol pode colocar em risco a saúde da população.

O ideal é que cana-de-açúcar para extração de caldo seja plantada exclusivamente para esta finalidade e tratada de forma orgânica, sem a adição de produtos químicos.

Entre em contato com o Nova News 

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.