Publicado em 12/01/2021 às 08:38, Atualizado em 12/01/2021 às 12:42

Garapa com agrotóxico: Três pessoas de Nova Andradina são autuadas por furto de cana de usina em Batayporã

Acácio Gomes, Redação Nova News

Nos últimos dias, três homens, todos residentes em Nova Andradina, foram atuados sob a acusação de furtarem cana-de-açúcar pertencente e uma usina sucroalcooleira instalada na divisa dos municípios de Batayporã e Taquarussu.

Conforme o boletim de ocorrência 13/2021, chegou ao conhecimento da Delegacia de Polícia Civil de Batayporã , por meio de um encarregado de transporte e colheita da usina, que pessoas estariam subtraindo grande quantidade de cana no Bairro Jaqueira.

Cb image default
Imagem: Arquivo

Segundo o denunciante, o furto estava sendo praticado há várias semanas e a cana estaria sendo usada para o comércio de garapa em Nova Andradina.

No sábado (09), os policiais receberam a informação de que por volta das 14h, um veículo VW Kombi entrou no canavial da usina, momento em que o encarregado de transporte e colheita foi avisado e todos foram ao local.

Já na lavoura, o veículo foi localizado parado em um dos carreadores e três indivíduos foram flagrados cortando e carregando cana de açúcar para o interior da Kombi.

Diante dos fatos, o trio e o veículo foram encaminhados para esta a Delegacia de Polícia, onde seriam tomadas as devidas providências.

Ainda segundo a ocorrência policial, em conversa com um dos autores, que atua na venda de caldo de cana na Avenida Ivinhema, em Nova Andradina, ele disse que a prática é costumeira.

O homem explicou que furta cana há anos e que também subtrai o produto de outras frentes de serviço tanto da Usina Laguna, em Batayporã, quanto da Usina Santa Helena, em Nova Andradina.

Em relação aos outros dois envolvidos, o homem disse que paga uma quantia em dinheiro para eles possam ajudar no corte. Questionados, eles confirmaram que recebiam para ajudar no furto.

Segundo a Polícia Civil, o trio foi autuado por furto qualificado mediante o concurso de pessoas. 

Vale destacar que a cana plantada pelas usinas, de modo geral, recebe grandes aplicações de agrotóxicos e que seu consumo para outras finalidades que não sejam a fabricação de açúcar e etanol pode colocar em risco a saúde da população.

O ideal é que cana-de-açúcar para extração de caldo seja plantada exclusivamente para esta finalidade e tratada de forma orgânica, sem a adição de produtos químicos.

Entre em contato com o Nova News 

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!