Publicado em 19/04/2021 às 09:09, Atualizado em 19/04/2021 às 13:49

Há quase 10 anos, Força Tática do 8º BPM reforça segurança pública no Vale do Ivinhema

Equipe foi recentemente inserida na Operação Hórus, do Ministério da Justiça

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Militares da Força Tática são capacitados para ocorrência de alta complexidade - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Prestes a completar 10 anos de existência, a Força Tática do 8º Batalhão da Polícia Militar (8ºBPM) de Nova Andradina vem atuando incansavelmente no reforço à segurança pública da população de todo o Vale do Ivinhema.

Fundada em 07 de setembro de 2011, a Força Tática, segundo o seu comandante, Capitão Vieira, consiste em uma tropa especial dentro da Polícia Militar, destinada a ocorrências de maior complexidade.

“Somo o chamado ‘segundo esforço’ e nossa missão é dar apoio às equipes de área enquanto tropa reserva do Comando. Somos acionados em situações risco, também no combate ao crime organizado, para escoltas de alta periculosidade e intervenção em instituições prisionais”, explica Vieira, que, além de comandar a Força Tática, também é subcomandante do 8º BPM e chefe da Agência Local de Inteligência (ALI).

Segundo o militar, atualmente a Força Tática é formada por 12 policiais especialmente preparados para esta função. “Zelamos pela experiência, preparo e grau de conhecimento de cada um dos nossos membros, uma vez que nos deparamos com situações das mais variadas naturezas”, pontua.

Cb image default
Treinamentos e instruções são constantes no cotidiano da Força Tática - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Vieira explica que a equipe trabalha com armamentos de alto potencial de letalidade, além de equipamentos diversos que são empregados conforme a necessidade. “O tripé que sustenta a Força Tática é formado por ‘homem’, ‘equipamento’ e ‘treinamento’. Ou seja, o policial saudável tanto de forma física como psicológica, utilizando equipamentos e armamentos de qualidade e devidamente treinado, capacitado para desempenhar suas funções dentro dos padrões de exigência”, detalhou.

O Capitão afirma ao Nova News que para manter o grau de excelência, todos os membros da Força Tática passam constantemente por atividades físicas, treinamentos, bem como capacitações e instruções práticas e teóricas sobre diversos tópicos. “A atualização dos conteúdos e o aperfeiçoamento das técnicas precisa ser constante”, diz ele.

Área de atuação

Integrando o 8º BPM, a Força Tática atua em Nova Andradina e Nova Casa Verde; Batayporã; Ivinhema e Vila Amandina; Taquarussu; Novo Horizonte do Sul; Angélica e Ipezal, atendendo uma população de cerca de 140 mil habitantes.

“Temos escalas de trabalho ordinárias e extraordinárias, para que toda a região seja coberta com eficiência, reforçando a segurança pública em todo o Vale do Ivinhema”, detalha o Capitão.

Imagens: Divulgação / PM

Operação Hórus

Neste ano de 2021, a Força Tática do 8º BPM passou a fazer parte da Operação Hórus, que é uma estratégia da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) que foca no combate e repressão aos crimes transfronteiriços.

Em Mato Grosso do Sul a ação é realizada pelas forças de segurança estaduais, por meio de parceria do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com o Governo Federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Isso foi uma grande conquista do comandante do 8º BPM, o Coronel J. Roberto, e representa o reconhecimento da qualidade do nosso efetivo, uma vez que, são apenas militares selecionados que podem integrar a Operação Hórus”, pontua Vieira.

Nas palavras dele, a inserção da Força Tática em uma operação nacional acaba por ampliar a área de atuação da equipe, que passa a estar mais presente nas áreas rurais, estradas vicinais e locais onde antes a segurança pública era escassa ou até ausente.

“Isso sem afetar o policiamento ordinário que realizamos, pois, a Operação Hórus entra como uma carga horária complementar, ou seja, ao mesmo tempo em que a Força Tática atua na Hórus, ela segue normalmente com seus trabalhos rotineiros”, garante.

Parcerias

Aproveitando a oportunidade da entrevista, o Capitão Vieira fez um agradecimento especial a todos os parceiros da Força Tática ao longo destes quase 10 anos de atuação da equipe, com destaque para o Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil e Conselho Comunitário de Segurança. “Estas e outras instituições são fundamentais para o sucesso do nosso trabalho”, declarou.

Cb image default
Capitão Vieira agradeceu às parcerias e falou sobre a importância das denúncias realizadas pela população - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Denúncias

Vieira também convidou a população de todo o Vale do Ivinhema a contribuir com os trabalhos da Força Tática por meio de denúncias anônimas, que podem ser realizadas via 190 ou pelo site www.181.ms.gov.br/narcodenuncia/.

“Entendemos que a segurança é direito da população, mas, também é dever de todo cidadão. Muitas ações realizadas por nós, com sucesso, se devem a denúncias vindas da comunidade. Se alguém tem conhecimento ou suspeita de que algum crime esteja em andamento, é fundamental acionar as autoridades. O silêncio e a omissão, muitas vezes, podem custar vidas. Mais do que exigir segurança, é preciso participar desse processo”, finaliza.

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!