Buscar

Indígenas Kaiowá e Guarani são atacados por policiais no MS

Cb image default
Imagem: CIDH / Divulgação

Indígenas Kaiowá e Guarani retomaram na noite de quinta-feira (23) parte do território ancestral Kurupi/São Lucas, que fica localizado em Amambai Pegua ll, em Naviraí (MS) e foram atacados por policiais na madrugada de sexta-feira, 24 de Junho.

Na data, a comunidade decidiu avançar preliminarmente apenas até uma área de pastagem, vizinha à faixa de mata que já ocupavam e decidiram ocupar a sede de uma fazenda que se encontra dentro de seu território.

Desta forma, o Batalhão de Choque da Polícia Militar foi acionado para conter a ocupação. Neste momento, os indígenas foram atacados e ao revidar, segundo as informações, dois deles foram mortos a tiros e três policiais ficaram feridos. Além deles, três pessoas seguem desaparecidas, sendo mulheres e crianças.

Conforme o Conselho Indigenista Missionário – CIMI Regional Mato Grosso do Sul, os indígenas identificaram durante o ataque entre os agressores fazendeiros locais e seguranças.

Após o ataque, os indígenas foram forçados a deixarem a sede da fazenda e retornar para a beira da rodovia no acampamento Kurupi.

Ainda de acordo com o CIMI, por conta da vulnerabilidade do local onde os indígenas se encontram, que permite o acesso tanto pela rodovia quanto pela mata próxima à fazenda, a comunidade de Kurupi teme por ataques ao longo dos próximos dias.

Outro lado – Em nota, o Batalhão de Choque da Polícia Militar informou que os policiais foram recebidos a tiros quando se aproximaram de uma fazenda no município.

Durante o confronto, três agentes foram atacados pelos indígenas, mas não correm risco de morte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.