Publicado em 01/09/2021 às 08:07, Atualizado em 01/09/2021 às 12:59

Ivinhema - Homem é preso em flagrante por deixar cadela deficiente presa em casa por mais de uma semana

Animal, que possui deficiência nas patas traseiras, foi encontrado em meio a fezes e urina, com feridas, infestação de carrapatos e secreção no globo ocular

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagens: Divulgação / PC

Foi preso em flagrante, nesta terça-feira (31), em Ivinhema, um homem suspeito de maus-tratos a um cão. A denúncia foi feita à Polícia Militar Ambiental (PMA) da região e confirmada no local.

Após recebidas as informações, a equipe formada por um veterinário, dois policiais militares ambientais, um investigador de polícia e o delegado de polícia titular de Ivinhema, compareceu ao local para averiguação. De imediato, vizinhos confirmaram a situação de abandono do animal, relatando que o mesmo gemia com frequência e a casa não apresentava movimento de pessoas há mais de uma semana.

Frente à situação de flagrante delito, a equipe policial ingressou na residência e resgatou o animal. No local, constatou-se que a cadela havia arrancado pedaços da porta da casa, no desespero de abrigar-se.

Segundo a Polícia Civil, é incerto, até o momento, se o animal foi deixado no quintal ou dentro da casa. O fato é que foi encontrado em situação de total abandono, com grande quantidade de fezes em todos os cômodos da casa, sendo alimentada com água e comida apenas pelos vizinhos que escutaram os gemidos do animal e foram socorrê-lo.

A cadela, que não possui movimentos das patas traseiras - supostamente devido a um vírus - estava também com feridas, infestada de carrapatos e secreção nos olhos. O animal foi imediatamente socorrido por um veterinário e colocado aos cuidados de uma organização não governamental da cidade.

Diante dos fatos, o suspeito foi localizado e preso. Ele responderá pelo crime de maus-tratos qualificado, com pena de reclusão de 2 a 5 anos, em virtude de se tratar de cão, podendo incorrer ainda em multa e proibição da guarda. Desde o ano de 2020, houve aumento da pena para o crime, quando praticado contra cães e gatos, possibilitando a prisão em flagrante.

Solidariedade

A cadela não possui o movimento das patas traseiras e está com diversas complicações. Ela se encontra acolhida na @ongpolly.caesegatos. Contribuições podem ser feitas pelo telefone (67) 9 9921-5500 - Larissa.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!