Buscar

Ivinhema - PMA de Batayporã embarga atividade de empresa de pulverização de agrotóxicos

Foram constatadas irregularidades no uso dos agrotóxicos e combustíveis bem como na documentação do empreendimento

Cb image default
Imagem: Divulgação / PMA

A Polícia Militar Ambiental (PMA) Batayporã embargou, nesta terça-feira (28), as atividades de uma empresa que atua na pulverização de agrotóxicos. A aviação agrícola, que fica na Gleba Vitória, em Ivinhema, não possuía licença e se omitia nos cuidados com relação à manipulação de produtos perigosos.

Durante vistoria ao empreendimento, os policiais constataram que o pátio para lavagem das aeronaves não possuía estação de tratamento dos restos de agrotóxicos das embalagens e, consequentemente, a água e resíduos eram lançados diretamente para uma fossa séptica sem tratamento.

No local vistoriado foi localizado um tanque de combustível com 11.000 litros de querosene de aviação que estavam armazenados em desconformidade com a legislação vigente e não havia licença do órgão ambiental para trabalho naquela área.

Imagens: Divulgação / PMA

Diante das irregularidades o pátio para lavagem dos aviões foi embargado e a empresa teve suas atividades parcialmente suspensas, assim como o combustível armazenado sem licenciamento foi apreendido e a bomba de abastecimento lacrada.

Os proprietários do empreendimento, que tem sua sede em São Gabriel do Oeste, foram notificados a apresentarem projeto de adequação quanto às irregularidades, junto ao órgão ambiental competente.

Depois das apurações em processo administrativo que será aberto pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a empresa poderá ser multada entre R$ 5 mil e R$ 10 milhões, conforme a previsão do Decreto Federal 6.514/2008.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.