Buscar

Maus-tratos: Dois cachorros são vítimas de mutilação na zona rural de Nova Andradina

Fato ocorreu na região do Bairro Laranjal

Cb image default
Imagem: WhatsApp / Nova News

No último final de semana, dois cachorros de estimação pertencentes a um jovem de 21 anos, residente em um sítio na região do Bairro Laranjal, em Nova Andradina, foram vítimas de maus-tratos, sofrendo mutilações.

O proprietário dos animais compareceu na 1ª Delegacia de Polícia, relatando que os cães ficam soltos no sítio e que é comum eles se afastarem da sede da propriedade.

Nas palavras dele, entre sábado (28) e segunda-feira (30), os cães se afastaram de seu sítio, sendo vistos nas proximidades da propriedade de um homem, cujo nome já foi informado à polícia na condição de suspeito.

Após este período, os cães retornaram com mutilações, tendo a região do saco escrotal de ambos totalmente removida, ferimentos estes provocados supostamente com uso de uma lâmina afiada.

Os ferimentos estavam expostos, sem nenhum tipo de medicação. A castração irregular foi tão violenta, que um dos animais teve desviado o canal da urina, sendo ela liberada agora pelo local onde houve o corte.

Cb image default
Imagem: WhatsApp / Nova News

A ocorrência foi registrada como maus-tratos e será apurada pela Polícia Civil. Embora o nome de um possível suspeito tenha sido informado, o caso segue com autoria a apurar.

O dono dos cães recorreu à Organização Não Governamental (ONG) Patinhas de Amor, que atua na proteção e defesa dos animais, e conseguiu ter acesso a atendimento veterinário e medicação para ambos os cachorros.

Penalidade

Com o objetivo de frear os maus-tratos contra animais, o presidente Jair Bolsonaro sancionou, em setembro deste ano, a Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. 

A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime. A nova lei cria um item específico para esses animais.

Devido à nova lei, a prática de abuso e maus tratos a animais agora é punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.

Denúncias

Denúncias à Polícia Militar Ambiental (PMA) de Batayporã, que atende todo o Vale do Ivinhema, podem ser realizadas pelo telefone (67) 3443-1095. Já o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Nova Andradina pode ser acionado pelo (67) 3441- 1250. Por sua vez, a ONG Patinhas de Amor atende pelo celular WhatsApp (67) 9 9668-6497 ou pelas redes sociais Facebook e Instagram.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.