Publicado em 10/04/2016 às 10:39, Atualizado em 26/04/2017 às 16:05

Moradora de Nova Andradina cai no golpe da linha telefônica premiada 

Uma mulher se passando por atendente da empresa de telefonia Vivo disse à vítima que ela havia sido premiada com o valor de R$ 10 mil

Germino Roz, Redação Nova News

Na tarde desta sexta-feira (08), uma mulher de 34 anos, residente da Vila Beatriz, compareceu na Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina para registar um golpe sofrido por meio de uma ligação telefônica.

 A vítima contou que atendeu uma chamada em seu aparelho celular e passou a conversar com uma mulher que se apresentou como atendente da empresa de telefonia Vivo.Segundo o relato, a atendente disse que a linha telefônica havia sido premiada e que a mulher teria faturado R$ 10 mil. Para a retirada do dinheiro, a vítima foi orientada a passar o número de um cartão de crédito.

O boletim de ocorrência foi registrado para que a polícia possa dar início nas investigações (Imagem: Germino Roz/Nova News)

A golpista disse também que a vítima teria que depositar R$ 495,00 para que fosse pago o ICMS do prêmio e que esse valor iria ser ressarcido assim que o montante entrasse na conta.Com posse do CPF e número de cartão da mulher, a suposta atendente disse que o dinheiro ira ser entregue pelos Correios.

Ao perceber o golpe, a mulher se deslocou até um telefone público e cancelou o cartão de crédito. O boletim de ocorrência foi registrado para que a polícia possa dar início nas investigações.

Dicas para prevenir golpes

1. Desligue imediatamente caso receba uma ligação de um desconhecido dizendo ser de uma empresa ou órgão governamental solicitando dinheiro, número de documentos, dados de conta bancária ou cartão de crédito.

2. Não atender ligações a cobrar, caso não estiver esperando.

3. Não ligue de volta para um número suspeito, pois se for alguma fraude, você poderá mostrar que é vulnerável a golpes ao retornar à ligação.

4. Caso receba uma chamada de telemarketing em um horário inadequado, verifique com o PROCON de seu Estado se é possível denunciar. Boa parte dos Estados brasileiros já possuem regulamentação contra isso.

5. Se alguém ligar dizendo que um parente ou amigo está em perigo, dando detalhes da pessoa, o ideal é manter a calma e, antes de qualquer atitude, telefonar para a pessoa que te disseram que está em risco para saber se é verídico. Se parecer real, acione polícia antes de tomar qualquer outra atitude.

6. Caso receba ameaças constantes no telefone fixo, com detalhes de sua vida pessoal, o ideal é fazer um boletim de ocorrência e solicitar a mudança do número da linha junto à operadora telefônica.

7. Existem aplicativos gratuitos para bloquear chamadas suspeitas, como o Truecaller, Bloqueador de chamada, Whoscall e o Whitepages , app gratuito que identifica possíveis ligações inconvenientes ou de extorsão. Com um app, é possível bloquear as ligações e denunciar o número para que outras pessoas também não sejam incomodadas.