Buscar

Moradoras de Batayporã denunciam mortes de gatos por envenenamento

Cb image default
Gêmeas Anna Júlia Caseiro Domingos e Maria Fernanda Caseiro Domingos lamentam a morte dos animais - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Nesta segunda-feira (12), as irmãs gêmeas Anna Júlia Caseiro Domingos e Maria Fernanda Caseiro Domingos, de 21 anos, residentes em Batayporã, procuraram a equipe do Nova News para denunciarem a ocorrência de mortes de gatos, supostamente por envenenamento.

Segundo elas, nos últimos dias, dois gatos pertencentes à família, residente na Rua Valdir Sãovesso, em frente ao Residencial Ivo Pereira de Souza, foram mortos por envenenamento, sendo um no dia 30 de junho e o outro neste domingo (11).

“O primeiro, um filhote de três meses, apareceu morto no quintal. A princípio não entendemos a causa da morte, mas ficamos desconfiadas de envenenamento”, afirma Anna Júlia.

Maria Fernanda explica que o outro gato morreu dentro de casa. “Ele chegou e o colocamos para dentro, sendo que, em seguida começou a passar mal, com sintomas típicos de envenenamento, como salivação excessiva e vômito”, explica ela, ao detalhar que o animal, antes de morrer, expeliu alimentos como carne, salsicha, sendo que, na casa onde viviam, eram tratados com ração.

Segundo as gêmeas, em conversa com outras pessoas da vizinhança, algumas delas noticiaram também o desaparecimento de vários gatos naquela região. “Acreditamos que muitos deles tenham sido envenenados também, porém, como eles morrem longe de casa, são dados apenas como desaparecidos”, pontuam elas.

Imagens: Arquivo / Redes Sociais

Anna Júlia e Maria Fernanda classificam o fato como uma crueldade. “No nosso caso, os dois gatos foram adotados pela nossa família após serem encontrados abandonados. A gente cuida, trata com todo o carinho e aí alguém simplesmente os mata. É muito cruel”, desabafam.

O Nova News orientou as irmãs a procurarem a Delegacia de Polícia Civil para o registro de um boletim de ocorrência ou a unidade da Polícia Militar Ambiental (PMA) a fim de que o caso seja devidamente apurado pelas autoridades.

Denúncias

Casos de maus-tratos contra animais de qualquer espécie podem e devem ser denunciados para que as devidas providências sejam tomadas.

Na região do Vale do Ivinhema, por exemplo, o cidadão pode comunicar a situação na Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou acionar a PMA pelo telefone (67) 3443-1095. Feita a denúncia, que pode ser anônima, a fiscalização irá até o local indicado para realizar a averiguação.

Se o fato comunicado for verídico, o infrator será autuado e multado administrativamente. Ele também é apresentado na Polícia Civil, onde um inquérito será iniciado e posteriormente encaminhado para o Ministério Público Estadual (MPE).

Legislação

Em setembro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 1.095/2019, que aumentou a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. Conforme a nova legislação, a pena passou de dois a cinco anos de prisão, além de multa.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.